“De gaita e violão Resgatando a tradição do Terno de Reis”, esse é o tema do Projeto Contemplado do jovem Guilherme Angeli, gaiteiro da Banda do Rapazi, através do Edital de Chamamento Público PNAB (Política Nacional Aldir Blanc),de fomento à Cultura_Lei n° 14.399/2922, realizado pela Prefeitura Municipal de São João Batista em Novembro de 2024.
O presente Projeto visa resgatar e preservar essa manifestação cultural religiosa que celebra a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus.
É uma tradição de origem açoriana e que com o passar dos anos no interior e até mesmo no centro da cidade foi esquecida, então este Projeto busca resgatar essa tradição tão bonita e que nas noites leva essa energia viva para aqueles que estão recebendo o Terno de Reis.
“Preservar e resgatar essa e outras manifestações culturais foi o que me levou a escrever o Projeto, pois é uma cultura muito linda é importante não deixa-la morrer”, diz Guilherme.
O referido Projeto tem como objetivo: valorizar, preservar e resgatar a tradição local, retomar os antigos costumes de celebração de Natal e Ano Novo no interior e louvar e adorar através da música o Nascimento do Menino Jesus.
Apresentações
Com esse intuito ele escolheu alguns locais para a realização da Contra Partida do Projeto. No dia 21 de dezembro, no Lar dos Idosos Olindina Kammer, em São João Batista, às 15h. Neste mesmo dia, também se apresentará na Capela São José, em Colônia Nova Itália, às 20h. E no dia 28, às 20h, será a vez da Capela São Sebastião, no distrito de Tigipió receber essa apresentação musical.
Guilherme Angeli convida toda a comunidade para prestigiar as apresentações do Projeto e deseja a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.