Juliano César
A Cia Teatral EmCena cumpriu a proposta do Edital Aldir Blanc de Incentivo a Cultura, ao realizar no sábado, 6, duas apresentações em São João Batista. No interior, o evento realizou-se às 9h, no Salão de Festas São Sebastião em Tigipió. Já na região central, foi na praça Walter Vicente Gomes, às 11h, durante a Feira de Artesanato e Produtos Coloniais. O objetivo é descentralizar a cultura, ao levar o teatro para fora dos palcos.
Para segurança dos atores e do público presente, todos da companhia fizeram o teste Covid-19 e testaram negativo. “Receber este prêmio é um excelente meio de poder levar o teatro para comunidades mais distantes”, destaca a atriz Indianara Collioni.
‘O Auto do Boi de Mamão’ está em cartaz com a companhia há 12 anos. É uma peça musical que tem o folclore enraizado e que consagrou o grupo através de vários prêmios e, com isso, realizaram apresentações em dezenas de cidades de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Bahia.
Com duração de aproximadamente 40 minutos, a peça conta, através de histórias do folclore catarinense, a fantástica saga do Boi de Mamão. Uma história simples que todos conhecem e que virou uma tradição contada e cantada através de gerações.
Depois de mais de um ano e meio sem realizar nenhuma apresentação devido a pandemia, os artistas do grupo estavam radiantes em retornar a fazer o que amam. “A pandemia desestabilizou todos nós e oferecer ajuda ao próximo é a melhor maneira de passar por tudo isso. Com toda certeza, o edital foi uma ponta de esperança em momentos tão difíceis”, revela a atriz Vitória Rita.
Aline Belletti diz que o prêmio oportunizou levar a arte para as ruas. Estar de volta realizando apresentações, despertando sorrisos, recebendo aplausos, depois de toda essa pandemia que nos afastou dos palcos e do público, é gratificante demais”, conclui a atriz.