Agosto é mês de celebração para a cultura de São João Batista. Em 2025, a Cia Teatral EmCena completa 22 anos de trajetória, mantendo acesa a chama do teatro como ferramenta de transformação, comunicação e encantamento.
A história do EmCena começou em 2003, quando um grupo de 17 adolescentes — entre 12 e 16 anos — decidiu que o teatro não poderia simplesmente acabar. Nascida como uma extensão da Escola Municipal de Dança, Teatro e Música, e inspirada pelo projeto “Teatro Para Todos”, idealizado por Esther Rodrigues, a Cia surgiu da vontade coletiva de continuar fazendo arte, mesmo diante da interrupção das atividades da então escola de teatro.
O que começou como um ato de resistência e paixão juvenil se consolidou como um dos mais importantes movimentos culturais de São João Batista e região. A dedicação dos seus integrantes — que desde o início compreenderam a responsabilidade, os estudos, os ensaios aos finais de semana e a entrega que o palco exige — construiu um grupo forte, persistente e apaixonado.
Entre os marcos dessa caminhada, destaca-se o espetáculo “O Auto do Boi de Mamão”, verdadeiro divisor de águas na trajetória da Cia, que rendeu importantes premiações e, em 2024, ganhou vida em formato de documentário, eternizado no YouTube.
E como parte das comemorações pelos seus 20 anos, em agosto de 2023, o EmCena promoveu a exposição “Origens”, um resgate emocionante da própria trajetória. Foram expostos textos originais, figurinos, elementos de cena, contra-regras e registros dos espetáculos que marcaram essas duas décadas de história — um mergulho profundo na memória afetiva e artística do grupo, compartilhado com a comunidade.
Durante mais de duas décadas, o EmCena encantou públicos diversos da Região do Vale do Rio Tijucas, da Grande Florianópolis e de outros estados, sempre levando aos palcos histórias que tocam, divertem e fazem pensar. Em 2018, celebrou seus 15 anos com o lançamento de um livro contando sua trajetória — e agora, em 2025, comemora 22 anos.