Na manhã de terça-feira, 29, Mario Menini, presidente internacional da Associazione Liguri nel Mondo, de Gênova, Itália, convidou a Associação dos Descendentes e Amigos do Núcleo Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil (Adanpib) a ser base de representação no estado de Santa Catarina. A mensagem foi dirigida ao associado Jonas Oscar Lenzi, conselheiro eleito do Comitato degli Italiani all’Estero e Consultóre della Província Autonoma di Trento per il Brasile.
Os membros da Adanpib acreditam que esta novidade desencadeará uma série de situações que poderão beneficiar o desenvolvimento de ações históricas e culturais no município de São João Batista. Com isso, a Adanpib passa a ser uma das subsidiárias da associação europeia, que conta com representantes dos italianos lígures em vários lugares do mundo.
A princípio, os representantes da Colônia Nova Itália formarão uma coordenação local para lidar com assuntos relativos à imigração, que aconteceu em 1836, em terras que hoje fazem parte do interior de São João Batista. A Adanpib luta pelo reconhecimento, em nível nacional, de ser a primeira colônia de imigrantes italianos no Brasil.
De acordo com o historiador Malcon Gustavo Tonini, “após a consolidação da parceria internacional entre as associações, haverá a troca de documentos, relatórios, pesquisas científicas, e de iniciativas culturais e turísticas destinadas a difundir as tradições do povo da Ligúria, região que faz parte da Itália e que seria a origem dos imigrantes que constituíram o Núcleo Colonial Nova Itália”, informa.