A cultura ganhou reforço e destaque em Nova Trento. É que a Academia de Letras de Nova Trento (ALNT) empossou no último sábado, 14, três novos membros. São eles: Malcon Gustavo Tonini, Mateus Battisti e Stevan Maier Rodrigues.
Além da solenidade de posse, o evento celebrou os 13 anos de fundação da entidade e foi lançado oficialmente o hino, que tem letra do acadêmico e professor Newton Benvenuto Cadorin e música do acadêmico Maestro José Nilo Valle.
A presidente e fundadora da ALNT, Maria do Carmo Tridapalli Facchini destacou as últimas ações e o papel significativo na promoção da cultura literária local desde o surgimento da entidade em 2011.
“Foi uma noite memorável. Agradeço a Deus pela linda noite. Comemoramos mais uma etapa vitoriosa de nossa trajetória, caracterizada por 13 anos de conquistas abrindo novos caminhos no mundo da literatura e das artes”, avaliou.
O vice-presidente e também fundador, Moacir Antônio Fachini descreveu que estão planejando mais ações e o retorno das atividades da Academia Mirim, muito importante para incentivar e promover o gosto pela leitura, escrita e artes literárias entre crianças e adolescentes.
Entre as autoridades presentes, o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Trento, Genésio Luiz Piazza relatou que a ALNT promove a literatura e desperta talentos. “Dentro de nós existem muitos talentos adormecidos e para que eles floresçam é preciso que alguém nos dê um empurrãozinho e essa entidade tem feito isso”.
Também participaram do evento presidentes de Academias de Letras da região. Entre eles, a professora Raquel Mazera Poffo, presidente da Academia de Letras de São João Batista.
Apresentações
Durante o evento, o acadêmico empossado, Stevan Maier Rodrigues, o saxofonista Marcelo Ribeiro, a acadêmica Nane Maurici, a jovem Maisa Beatriz da Silva, o barítono Schafer Júnior e a esposa Roza Diekamnn abrilhantaram a noite com performances culturais.