Grazielle de Oliveira Gomes *
Nesta semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, celebramos a coragem, a sabedoria e o espírito incansável de uma grande mulher que, aos 40 anos, decidiu desafiar o destino e criar algo do zero. Quando Dona Wanda, começou era um tempo em que os maiores desafios eram para homens e ainda, a idade, que com 40 anos, para época, era o de iniciar processo de aposentadoria. Aposentadoria essa que obteve como professora, e que as mulheres que trabalhavam fora exerciam. Com certeza uma grande profissão, mas que findava.
Outro ponto a ser elencado é que, para aquele tempo, já havia passado da idade para começar algo novo. Mas ela, com seu olhar determinado, seu coração vibrante, e sabendo que a idade não era um obstáculo, mas uma vantagem, se desafiou.
A vida lhe havia ensinado muitas lições até ali, e era hora de usar todo o seu aprendizado para construir algo que fosse verdadeiramente seu. Então com 40 anos, Dona Wanda fundou um negócio que cresceu, se transformou e auxiliou ao crescimento da época à pequena São João Batista”, refletindo sua dedicação e paixão.
Cada desafio enfrentado ao longo da trajetória foi uma oportunidade para se reinventar. Sua força vinha da crença de que, em qualquer fase da vida, o importante era não parar de acreditar em si mesma. Ela entendia que o sucesso não é apenas o que se constrói com as mãos, mas também o que se constrói com o coração.
Hoje, Dona Wanda com 94 anos de idade acompanha a trajetória da Loja que leva seu nome, onde a segunda geração da continuidade a todo processo iniciado por ela. Mas acredito que o maior legado que ela deixa para as mulheres que: nunca é tarde demais. Nunca é tarde para aprender, para arriscar, para crescer e, principalmente, para ser dona do próprio destino.
Ela nos ensina que não existe limite para o que podemos alcançar, e que a verdadeira liberdade vem da coragem de seguir o próprio caminho. E aos 94 anos ela continua sendo uma fonte de inspiração, provando que a verdadeira força não tem idade.
A LOJA DONA WANDA aproveita a oportunidade para parabenizar todas as mulheres em especial a nossa eterna Dona Wanda Duarte Gomes, bem como todas as colaboradoras que passaram pela Loja, as que ainda continuam conosco, nossas clientes e toda a comunidade Batistense.
- Grazi é nora da senhora Wanda, gerente da loja e presidente da CDL batistense