Juliano César
Natural de Tijucas, Tiago da Conceição Pacheco, 35 anos, é conhecido em São João Batista e região por ter sido profissional do atletismo. Durante 11 anos, de 2001 a 2012, ele representou a equipe Via Scarpa em competições dentro e fora do estado. Foram duas São Silvestre – 2005 e 2007 – além de outras tantas maratonas e provas menores. Conquistou algumas corridas importantes, em Criciúma e Balneário Camboriú. E era frequente vê-lo no pódio, seja em primeiro, segundo ou terceiro.
FOCO NOS ESTUDOS
Porém, após o fim da parceria com a empresa, Tiago se dedicou a concluir a faculdade e se formou em Educação Física, pela Unifebe, em Brusque. Pela mesma instituição, ele também concluiu a pós-graduação em Fisiologia do Exercício no ano de 2017. Esse período de amadurecimento com os estudos lhe abriu as portas para fazer carreira. E foi assim que começou a trabalhar na Academia BBC.
TREINOS AO AR LIVRE
Nas sextas-feiras era comum Tiago da Conceição Pacheco treinar na pista de atletismo do Estádio Municipal Cristovão Reinert dos Santos, na Cidade Alta, em São João Batista. E a curiosidade dos alunos da academia fez com que ele organizasse treinos no local. Porém, o volume só aumentou e foi preciso se reinventar para atender essa demanda.
NASCE O PROJETO CORRENDO CERTO
Tiago então decidiu criar um projeto independente e com foco específico no ensinamento das técnicas do atletismo. Eis que surgiu o Correndo Certo. Há dois anos, todas as manhãs de sábados (exceção nas restrições da Covid-19), um grupo de aproximadamente 60 pessoas se reúne bem cedinho, às 6h, para aprender as técnicas de como correr bem e com saúde.
TÉCNICAS PARA ATLETAS OU NÃO
Segundo o educador físico, qualquer pessoa pode correr. Mas as técnicas são importantes para se ter um melhor rendimento e, também, menos contusões. “Neste grupo, há pessoas que querem correr provas, que pretendem até mesmo completar os mais de 42 quilômetros de uma maratona. Mas há aqueles que querem apenas ter uma qualidade de vida”, destaca. Para tanto, ele desenvolve uma planilha com os objetivos de cada um. E a evolução depende de pessoa para pessoa. E um de seus novos objetivos é ensinar as técnicas, também, para as crianças, principalmente para as mais carentes. “Minha infância foi muito difícil, então sei o quanto é importante investir em futuros atletas”, finaliza.