Juliano César
É justamente no dia em que completará 20 anos de fundação, que a Sociedade Amigos do Tênis (Sat), iniciará mais uma competição, após dez anos. Será o 12º Campeonato da Sat, que iniciará em 27 deste mês. Esse ano, os jogos serão na quadra da Sociedade Recreativa Banda Musical, pois a sede da Sat foi desativada. É a volta dos grandes jogos que a Sociedade Amigos do Tênis realizou durante dez anos, de 2001 até 2011.
SÃO 16 TENISTAS NESTE ANO
Para esse ano, a competição terá a presença de 16 tenistas. Na primeira fase, todos jogam entre si. Os oito primeiros se classificam para a fase seguinte, sendo que o primeiro colocado já vai direto para a grande final. Osclassificados entre quinto e oitavo se cruzam numa eliminatória e o vencedor disputa com o quarto colocado. O vencedor deste jogo disputa com o terceiro. E o classificado enfrenta o segundo colocado para saber quem vai à decisão. Na fase classificatória, as partidas serão de dois sets, com desempate em supertiebreak, e as demais serão em melhor de três sets.
PAUSA DE UMA DÉCADA
Segundo o diretor esportivo Nelson Zunino Neto, que foi um dos fundadores da Sat, esse hiato de uma década foi devido à morte do então professor de tênis, Bertholdo Severiano Cunha Netto, que era o grande incentivador das competições. “Ele era um dos organizadores, e também ministrava aula de tênis. Com a morte dele, infelizmente a Sat não conseguiu dar sequência às atividades que, agora, estamos voltando aos poucos”, destaca.
O RANKING DA SAT
Até aquele ano de 2011 foram mais de quatro mil partidas em 106 competições. O primeiro jogo oficial realizou-se em novembro de 2001 entre Júlio César Klimesch, o Júlio Seguros, e José Luiz Gonçalves, o Teda. Nas estatísticas da Sat, Júlio foi o que mais tempo permaneceu na liderança do ranking, num total de 729 dias, com Evinho em segundo, em 520 dias. Júlio também foi o que mais disputou partidas em competições, num total de 472 jogos, ante as 464 de Geada. Ele também é o líder em vitórias, com 365 e Geada em segundo, 331. Os dois também são os que mais participaram de finais, Júlio com 50, contra 38 de Geada. Com quatro títulos, Betinho e Ismael são os que possuem o maior número de títulos seguidos, com Júlio/Geada em segundo, num total de três.
OS MAIS VEZES CAMPEÕES
Os que foram mais vezes campeões da Série Principal são: Júlio (27), Geada (18), Ismael (13), Evinho (3), Arnaldo, Neto e Guga. Já os mais vezes campeões em geral da Série Principal: Júlio (27), Geada (18), Ismael (13), Abdalla, Betinho, Gledson, Daniel-S (4), Evinho, Fernando-K, Wilson (3), Jhonatan, Anílson (2), Jardel, Arnaldo, Nilton, Bertholdo, Neto, Anézio, Feller, Mário, Paulo-S, Guga. Também há os mais vezes campeões em duplas: Neto, Jhonatan (5), Júlio (4), Ancelmo, Arnaldo, Glauber (3), Ismael, Israel, Anézio, David, Geada (2), Tiago, Feller, Pierre, Alexandro, Alexandre, Wanderley, Sílvio, Robson, Maike, Lásaro, Teda, Evinho, Elias.