Após 28 anos, o Brusque Futebol Clube está de volta à final do Campeonato Catarinense. Em jogo na noite de quarta-feira, 5, no vazio Estádio Augusto Bauer, o marreco ficou no empate sem gols, diante do Juventus, pelas semifinais da competição. Como havia vencido em Jaraguá do Sul por 2 a 1, no jogo de ida que realizou-se no João Marcatto, o quadricolor garantiu a classificação.
TÍTULO DE 1992
Em 1992, o Brusque conquistou o título, ao vencer o Avaí na decisão. Na oportunidade, o Estádio Augusto Bauer ficou completamente lotado, e a equipe comandada pelo técnico Joubert Pereira, venceu o Avaí no tempo normal por 2 a 1, e fez 1 a 0 na prorrogação. O centroavante Jair Bala (in memorian) marcou o primeiro, num forte chute pelo lado esquerdo da área. O lateral-esquerdo Washington fez o segundo, com um chute antológico no ângulo do arqueiro Carlão. Gerson descontou para o Avaí.
GOLAÇO DE CLÁUDIO FREITAS
Como o leão havia vencido o jogo de ida por 1 a 0 na Ressacada, a decisão seguiu na prorrogação. E foi aí que pintou um lindo gol do meia Cláudio Freitas. Com passagens por Grêmio e Internacional, o meia brilhou naquele Campeonato Catarinense de 1992. Após forte chute do lateral Washington, Carlão defendeu e a bola sobrou para Freiras, que deu um belo drible no goleiro, na qual deixou-o no chão para tocar ao fundo da rede.
CIDADE COM TRÊS TÍTULOS ESTADUAIS
Até aqui, a cidade de Brusque soma três títulos estaduais da 1º Divisão. O Clube Atlético Carlos Renaux foi campeão duas vezes, em 1950 e 1953. Já o Brusque levantou o caneco em 1992. O próprio Renaux foi vice-campeão por três vezes. Em 1952 perdeu para o América (Joinville). Já em 1957 e 1958 foi vice do Hercílio Luz (Tubarão). O Paysandú foi vice em 1956, ao perder a decisão para o
Operário (Joinville).
DECISÃO DINATE DA CHAPE
Agora, o Brusque vai enfrentar a Associação Chapecoense de Futebol, que garantiu vaga na final ao vencer o Criciúma nos pênaltis, por 4 a 2, após perder no tempo normal por 1 a 0. O jogo da volta realizou-se na noite de quarta-feira, 5, no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma. No jogo de ida, a Chape venceu por 1 a 0, em jogo na Arena Condá. A Federação Catarinense de Futebol (FCF), ainda não definiu as datas para os dois jogos finais, sendo o primeiro em Chapecó e o segundo em Brusque.