EMPRESÁRIO NA GESTÃO PÚBLICA I
E por falar em PSDB, o empresário Deny Jean Dell’Antonia surge como uma promessa da sigla para o pleito deste ano. Até então, por mais que se dissesse o contrário, o nome de Orivan Jarbas Orsi era o único que aparecia como pré-candidato. Não era nem questão de ter que ser o ex-prefeito. Mas que, talvez, faltou mais alguém no ninho tucano se colocar à disposição.
EMPRESÁRIO NA GESTÃO PÚBLICA II
Pois agora, há informações exclusivas de que Deny está propenso a colocar o nome no rol de pré-candidatos a prefeito. Formado em Ciências da Computação (Univali), Dell’Antonia atua na área de mineração há 28 anos onde chegou a presidir a Associação dos Mineradores do Vale do Rio Tijucas. Também tem ligação com a igreja, onde atua por mais de 20 anos como catequista, comentarista e na liturgia. Ele nunca foi candidato e seria o que os analistas dizem de o fato novo.
GUERRA FRIA
Quantos filmes o leitor já viu e quantas reportagens já leu sobre os famosos agentes secretos? São os infiltrados nos poderes de um país adversário, que buscam informações privilegiadas para serem repassadas ao país de origem. Isso foi muito comum principalmente no período da Guerra Fria, entre os Estados Unidos da América (EUA) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. (URSS).
AGENTE OCULTO
Nesta semana, ao ser questionado sobre a desavença com o vice-prefeito Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca, Juliano Peixer, o mais novo membro do MDB batistense qualificou os áudios vazados como uma verdadeira ‘arapuca’. E foi além, ao qualificar aquele que gravou a conversa de um ‘agente oculto’. Nesta ótica de Peixer, só faltou dizer a mando de quem.
DISCUSSÕES ACALORADAS
Heriberto Eurides de Souza, o Betinho (Cidadania) e Leoncio Paulo Cypriani, o Leão (PSD), fizeram das duas últimas sessões da Câmara de Vereadores de São João Batista, uma verdadeira lavação de roupa suja. Das questões políticas, o caldo engrossou até mesmo para ataques pessoais. Há quem aposta que a intriga entre ambos pode tornar o rumo de se lembrar das acaloradas discussões entre Gilberto Montibeller (MDB) e Carlos Francisco da Silva, o Carlinhos (PP).
PATRIOTAS I
Lembram do antigo Partido Ecológico Nacional (Pen), em que Juliano Peixer foi eleito vereador? Pois bem, atualmente mudou o nome para Patriotas. Estava meio que esquecido. Mas, agora, veio à luz novamente. E quem surge como presidente é Marcio Reis, o Bambu. Já a companheira dele, a cirurgiã-dentista Juliana da Silva, assinou ficha com o 15, onde é pré-candidata.
PATRIOTAS II
Inclusive, Bambu entrou em contato com a redação para informar que Claudir Nascimento se filiou ao Patriota e também é um pré-candidato a vereador. Até então, Claudir estaria com destino ao Cidadania, porém não chegou assinar com o 23. Alexandre Peixer Baltazar, o Barata, também é pré-candidato a vereador, bem como professor Luiz Carlos da Silva e Rafael Diego Matias.
FORA DA ALESC
O ex-prefeito de Canelinha, Antônio da Silva (PP), não está mais na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). A polêmica envolvendo agressões contra uma vizinha de condomínio foi o principal fator de sua saída. Ele voltará a trabalhar em São João Batista, onde é concursado.
VAI A PREFEITO
Tonho perdeu espaço também com a nova formação do PSD em Canelinha. A tendência é que ele vá a vereador. Mas, segundo ele, é pré-candidato a prefeito. Queira ou não, todo ex-prefeito tem barganha de voto. E uma eleição entre Tonho e Moacir, por exemplo, seria o famoso nós contra eles.
A VISÃO DE CHINI
Em entrevista à imprensa de Nova Trento, o presidente do Partido Progressista (PP), Jucelino Marino Chini destacou que a informação trazida com exclusividade aqui no Entrelinhas não procederia. Há duas semanas, destacamos que houve uma reunião secreta entre membros dos colas brancas, e cogitou-se a possibilidade de chapa pura na composição de prefeito e vice. Não foi informado que será, mas que há essa possibilidade.
NÃO HÁ UNANIMIDADE
Como sei, Jucelino Chini é defensor da dobradinha PP/PSDB, bem como os vereadores Valdemir Luiz Quaiatto e Elza Sebastiana Casagranda. Mas ele não fala por todos. Não há unanimidade e isso também faz parte do processo. Há, dentro do 11, lideranças que sonham em chapa pura, por exemplo, o presidente da Câmara, Sílvio César Correia, e o secretário de Assistência Social, Josemar Guilherme Franzoi. Se isso vai ocorrer ou não, é outra história. Porém, é notório que o PSDB não é mais unanimidade para compor com 11.
A CONVERSA
Como mais novo membro do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de Major Gercino, o ex-vereador Saulmir Benoni Zunino recentemente recebeu uma visita do prefeito Valmor Pedro Kammers (PSL). Não é segredo de ninguém que o atual mandatário do município nutre uma admiração por Zunino. Até porque ambos foram vereadores na mesma legislatura. Pode ser uma dobradinha futura.
MULHER NO PODER
Quem também está com o nome cogitado para compor com Valmor – caso o MDB vá mesmo de vice de Kammers – é a vereador Viviane Booz Ferreira. Discreta, a emedebista tornou-se uma defensora da coligação entre o prefeito e o MDB de vice. Mas, claro, todos sabem que há muita água para rolar. Haja vista que o 15 ainda não decidiu qual rumo vai tomar.
IRMÃO, A VOLTA
Em breve, o vereador Éder Vargas sairá da presidência do MDB batistense para a volta de Eurli Silva, o Irmão. Ele afastou-se por motivos de saúde. Mas, voltará para comandar a sigla, justamente neste ano de eleições municipais. Eurli é um dos que sempre defenderam a candidatura própria no MDB, especialmente de Pedro Alfredo Ramos.