PRÉ-CANDIDATO
Depois de afirmar por longo tempo que não disputaria o cargo de prefeito, o vereador Leoncio Paulo Cypriani, o Leãozinho(PSD), vem para o jogo. Consultou o presidente do partido, Gilberto Gonçalves Cândido, e recebeu sinal verde. Segundo Leoncio, não somente ele, mas qualquer integrante do partido tem liberdade para colocar o nome à disposição. Cândido vê com bons olhos o partido participando na majoritária. O caminho agora é consultar a executiva estadual, composição com outros partidos e escolha do vice. É muita lenha na fogueira.
CHUVA DE CANDIDATOS
Com a disposição do vereador Leoncio em disputar à prefeitura, São João Batista tem, nesse momento, sete nomes como pré-candidatos. É muita gente. Resta aguardar se até a data limite teremos a confirmação de que todos vão para a disputa. Tem aposta correndo solta que teremos, no máximo,três ou quatro nomes disputando. Tem ainda aqueles que duvidam e que apostam que teremos somente dois. Existe um encanto mágico na cadeira principal da prefeitura que atrai tanto postulantes.
RESTA UM
Tem um joguinho infantil que se chama resta um. Pois os Progressistas parecem que são os autores da brincadeira. Resta um. Depois de se ventilar muitos possíveis pré-candidatos, a opção final é a do vereador Fábio Norberto Stürmer. Com a negativa veemente do empresário Alysson dos Santos, gerando inclusive um mal-estar interno, Fábio desponta como única tentativa de candidatura própria. Bem avaliado nas pesquisas pré-eleitorais, pode ser a tábua de salvação dos Progressistas.
MELANCIAS AJEITADAS
Pois parece que, em Nova Trento, a coligação que administra o município há 12 anos se encaminha para se manter unida. Pelo menos é o que se comenta nas rodinhas políticas. O Progressistas encabeçaria a chapa com o vereador Maxiliano de Oliveira, e o PSDB indicaria o vice. Já o MDB tem seu provável candidato definido há bastante tempo. O vereador Tiago Dalssasso é o pré-candidato. Dos municípios do Vale, Nova Trento é o que apresenta possível definição. Os demais estão longe disso.
DIRETÓRIO DEFINE OU SÃO AS PESQUISAS?
Fonte exclusiva garantiu à coluna que o diretório do MDB batistense pende, na maioria, para apoiar o nome do vereador Leoncio Paulo Cypriani. São 45 votos, destes 26 apoiariam Leoncio, 14 o vice-prefeito Pedro Alfredo Ramos e cinco estão indecisos. É uma coisa estranha, pois o vereador Leoncio já não faz mais parte do partido. Seria uma nova composição. Tem muita coisa que pode mudar. Leoncio pode desistir da pré-candidatura se o empresário Alysson dos Santos voltasse atrás e aceitasse concorrer. Que loucura essa pré-eleição em São João Batista.
DECISIVO
Ninguém duvida que o apoio do prefeito Daniel Netto Cândido seja determinante para as eleições. Com dois mandatos, o prefeito tem respaldo nas urnas e tem votos. O compromisso do prefeito é com o MDB, não com candidatos. Daniel já declarou que não apoia nomes e sim o partido. Seu compromisso é com o MDB e ponto final. Não importa qual nome o partido indique. A pergunta que não calar é: quem o diretório vai aprovar? A resposta para todas as perguntas é essa. Portanto, quem vai definir é o diretório.Uma coisa é líquida e certa: o MDB está rachado ou alguém duvida disso?