O Partido Progressista se reuniu durante esta semana para analisar o momento político com vista nas eleições municipais deste ano. Entre os presentes, o nome do empresário Alyson dos Santos foi o mais bem cotado para ser o cabeça de chapa.
EM CASA OU FORA
Como vice, há a possibilidade de ser chapa pura, composição com Fábio Norbeto Stürmer, o Fábio da Ravel; Gregório de Souza Filho, o Gorinho; Adriano Airton Ramos, o Adriano do Ito, ou Valdecir José Setti, o Cili. Mas, entendem que o momento seja propício para, quem sabe, buscar uma composição com outro partido.
NOS ACRÉSCIMOS
Juliano Peixer e Milson da Silva, ambos MDB, tinham tudo para emplacar o projeto que dá o nome de Gentil Silva à nova ponte que está sendo construída entre os bairros Cardoso e Ribanceira do Sul, em São João Batista. Mas, aos 48 do segundo tempo, quem fez o gol foi o vereador Tarciso Soares (PSL), que assinou o projeto e ficou com a fama de ser o autor.
DOIS PROJETOS, DOIS NOMES
Com dois nomes indicados por dois situacionistas – José Jovino Silveira por Leoncio Paulo Cypriani (PSD) e Gentil Silva por Tarciso Soares (PSL) – fica a expectativa de qual dos projetos será aprovado. Uma coisa é certa, o de Gentil Silva só entrará em votação caso o de Zé Pedreiro seja reprovado.
RISCOS E DESGASTES
A sensação que fica é que a oposição vai decidir. Só que a ‘briga’ é na situação. Então, seria um desgaste desnecessário dos vereadores oposicionistas, de entrarem nessa fria, sem necessidade. Há quem aposte que Zé Pedreiro já tenha quatro votos, sendo três da situação e um na oposição. Falta um, então.
NOVELA MEXICANA
No fim das contas, o assunto já virou uma verdadeira novela mexicana, ou comédia pastelão. Vamos aguardar qual será o fim deste episódio. E isso deve ser em breve, afinal, a ponte deverá ser inaugurada, mesmo que de forma virtual, em 19 de julho.
COMEÇA COM M
Depois de tentar emplacar como pré-vice o radialista Moacir Muniz e a arquiteta Mainara Pech, o empresário Estevan Nascimento (PL) definiu o pré-candidato a vice-prefeito de São João Batista. E, curiosamente, o nome também começa com M, Mauricio Nascimento, irmão do ex-deputado e ex-vereador, Mário Marcondes do Nascimento.
MAIORIA NA EXECUTIVA
Reunião do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) nesta semana serviu de consulta para avalizar o nome de Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca, como pré-candidato a prefeito de São João Batista. E quem tem direito a voto na Executiva do partido se manifestou sobre o tema, mesmo alguns não estando presentes.
SAI VARGAS, ENTRA DALSENTER
Posicionaram-se favoráveis a Pedroca: Milson da Silva, Andreia Costa Azevedo, Anderson Dalsenter, Manoel Serafim, Tainan Cunha, Miro do Posto e Eurli Silva. São contrários, Éder Vargas, Israel Jasper e Ricardo Machado. Aliás, Vargas não é mais o vice do partido, abrindo espaço para Dalsenter.
COM TODO O GÁS
Pedroca foi enfático ao dizer que está fechado para as eleições desse ano com o pré-candidato a vice, Almir Peixer, o Déi do Gás (PSL). Sobre Laudir José Kammer, o Alemão, o vice-prefeito diz ser um grande nome. “Só não sou pré-candidato se o MDB não quiser”, destaca o vice-prefeito.
ENTRE A CRUZ E A ESPADA
O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) de Nova Trento está entre a cruz e a espada. É notório que a sigla tem bons pré-candidatos a vereadores, com potenciais nomes para se elegerem. No entanto, o que se percebe é, digamos, a falta de vontade de alguns em lutar para que os tucanos sejam cabeça de chapa.
LUTAR OU MURCHAR
Mas há, sim, dentro do ninho tucano, aqueles que querem o compromisso de alternância no poder, da coligação com o PP. Orivan Jarbas Orsi se elegeu em 2008, Gian Francesco Voltolini em 2012 e 2016. Então, seria a vez do PSDB apontar o candidato a prefeito. Resta saber até que ponto o partido vai lutar para isso acontecer.
REUNIÃO VIRTUAL
O Cidadania também se reuniu nesta semana, mas de forma virtual. A sigla continua, a princípio, com a mesma posição de chapa pura e Heriberto Eurides de Souza, o Betinho, na cabeça. Se vai compor ou não com alguma outra sigla, só o tempo vai dizer. Porém, os membros lutam pela independência.
PROCESSO LICITATÓRIO
A empresa Engeplan, de São José, foi a vencedora do processo licitatório para execução da pavimentação asfáltica da avenida Beira Rio, da SC-410 até a BR-101, em Tijucas. Outras seis empresas participaram do processo licitatório, mas a Engeplan foi a que apresentou menor valor global, num total de R$ 6.593.117,00, e atendeu a todos os requisitos do edital. Ainda há o prazo para interposição de recurso por parte das empresas participantes.
PREFEITO COM COVID
A Prefeitura de Canelinha informa que, na tarde de quinta-feira, 18, o prefeito Moacir Montibeler foi testado positivo para Covid-19. O teste foi realizado assim que surgiram os sintomas.
O prefeito, até então, estava trabalhando sem interrupções, cumprindo com as recomendações das autoridades sanitárias, de usar máscara, higienizar frequentemente as mãos e manter distância mínima.
O chefe do Executivo realizará uma consulta em Florianópolis.