Quem nunca se pegou prorrogando a hora de acordar, ativando várias e várias vezes o botão soneca do despertador? É muito comum procrastinarmos ao acordar, nos proporcionando naqueles famosos “cinco minutinhos”. Quando decidimos ter esses minutinhos, estamos nos falando inconscientemente que dormir é muito mais importante que acordar.
A maneira como iniciamos nosso dia, determina como ele será pelas próximas 24 horas. Já percebeu o que acontece com suas manhãs, quando você sabe que terá um dia divertido e prazeroso? Você ‘pula’, literalmente da cama entusiasmado e o restante do dia, tende a acompanhar o mesmo estado e humor.
E por que não podemos nos esforçar, de forma consciente para que os nossos dias sejam dessa forma e com esse entusiasmo? Como citamos anteriormente é muito comum a maioria das pessoas ter uma manhã improdutiva e sonolenta, mas você não faz ideia de como uma mudança de hábito matinal pode impactar diretamente no seu dia-a-dia.
No livro ‘O Milagre da Manhã’, escrito por Hal Elrod, podemos verificar os benefícios de acordar cedo, onde o escritor trás ainda seis passos que devem ser realizados antes de você começar o seu dia e devem ser realizados pelo menos uma hora antes de você começar de fato a trabalhar:
- Agradeça: Inicie o dia agradecendo. Adote um caderno de gratidão e, diariamente, escreva no mínimo três coisas pelas quais você é grato que aconteceram no dia anterior. Se tiver dificuldade em realizar essa tarefa, reflita como seria o seu dia, se você acordasse apenas com aquilo que agradeceu no dia anterior.
- Afirmações: nossas conversas internas influenciam em nossos resultados. Por pelo menos cinco minutos, pratique afirmações positivas. Por exemplo, se você é uma dessas pessoas que têm crenças limitantes que não consegue acordar cedo pela manhã, poderá iniciar o seu dia com a seguinte afirmação: “Eu estou 100% comprometido para acordar cedo e fazer o meu milagre da manhã, pelos próximos 21 dias até que se torne um hábito. Sei que essa rotina fará de mim uma pessoa melhor e muito mais produtiva em todas as áreas da minha vida, acredito em mim e sei que posso fazer isso”.
- Pratique Silêncio: por no mínimo quinze minutos, procure praticar o silêncio, através da meditação e respiração consciente. Vale ressaltar que é importante não realizar essa atividade ainda deitado na cama, para não se sabotar e voltar a dormir.
- Visualização: Visualize por pelo menos cinco minutos, com toda a riqueza de detalhes, tudo o que deseja conquistar em todas as áreas de sua vida. Lembrando que é muito importante ter uma visão positiva de futuro. Isso te colocará no estado motivacional para atingir determinada meta. Por exemplo, se desejo é emagrecer, se visualize com o corpo dos sonhos, seu peso, seu condicionamento físico, sua alimentação e perceba as emoções que a visualização lhe trás.
- Exercícios: Se você não encontrar tempo para cuidar da sua saúde, em breve precisará encontrar tempo para cuidar das doenças. Separe ao menos vinte minutos para realizar atividades físicas, pois elas farão com que seu corpo permaneça energizado por todo o dia. Lembrando que devem ser exercícios que aumentem o ritmo cardíaco, para que haja liberações de hormônios ligados ao prazer e bem estar.
- Leitura: Ler é a melhor maneira de adquirir conhecimento e alcançar os objetivos. Se você ler dez páginas diariamente, o que não é muita coisa, ao final do ano teria lido em média dezoito livros de, pelo menos, duzentas páginas cada. Imagine então se essa leitura fosse voltada para a sua área de atuação, o quanto você se tornaria um profissional melhor dentro desse período.
Os passos relacionados no livro impactam positivamente na produtividade diária. Refilta, o quanto você tem praticado essas atividades acima, ou tem escolhido ser o “Sr. Soneca”, aquele que deixa os famosos cinco minutinhos impactarem no seu dia-a-dia? E lembre-se como diria Frascisco do Espirito Santo. “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.”