O empresário Adriano Airton Ramos, o Adriano do Ito, assumiu a presidência do Partido Progressista de São João Batista, após reunião na noite de terça-feira, 7. Agora, ele terá a responsabilidade de guiar o 11 para um caminho em que possa ter sucesso no pleito deste ano.
TODOS OS NOMES
Atualmente, o PP soma mais de 1.200 filiados e se prepara para as eleições com quatro prés-candidatos: vereador Fábio Norberto Stürmer, o Fábio da Ravel; empresário Alyson dos Santos; Gregório de Souza Filho, o Professor Gorinho e Valdecir José Setii, o Cili Setti, que também é empresário.
SATISFEITO I
Talvez essa foi a semana em que Heriberto Eurides de Souza, o Betinho Souza, mais comemorou e se sentiu feliz em ser vereador de São João Batista. Segundo o próprio, foram duas ótimas notícias. Primeiro, a aprovação unânime – em segunda votação – do projeto de lei que extingue o nepotismo.
SATISFEITO II
A outra informação em que ele vibrou, foi à decisão do Poder Judiciário da comarca, em que a Prefeitura de São João Batista tenha que disponibilizar no Portal da Transparência, informações sobre repasses e gastos com o Hospital Monsenhor José Locks e as associações que administram a entidade. O prazo máximo para isso é de 20 dias.
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
Vale ressaltar que a Câmara de Vereadores rejeitou o requerimento com o pedido de informações de Betinho. E foi além, ao ironizá-lo, levando para o Poder Legislativo, as 15 mil cópias de documentos, durante sessão ordinária. “Trabalhamos de forma silenciosa, buscando apenas o direito da informação a qualquer cidadão que queira buscar esses dados”, conclui. O município poderá recorrer.
DOIS TERÇOS
Com a aprovação do projeto que extingue o nepotismo em São João Batista, outras pautas importantes serão debatidas na Câmara de Vereadores. Entre elas, a que pode diminuir o número de cadeiras de 11 para nove. Para essa votação específica, serão necessários dois terços dos votos, ou seja, no mínimo oito adesões.
FOCO NO VICE I
Também está na espera de ser apresentado no Poder Legislativo, o projeto que quer extinguir o salário do vice-prefeito e o fim do cargo de assessor do vice. Fábio Norberto Stürmer, o Fábio da Ravel (PP), e Leoncio Paulo Cypriani, o Leão (PSD), já sinalizaram positivamente para essa questão.
FOCO NO VICE II
Stürmer, informou que em vários municípios do estado, com porte igual a São João Batista, muitos vices-prefeitos exercem um cargo anexo, ou seja, de secretário. Não precisamos ir muito longe. Em Tijucas, o vice Adauto Gomes é o secretário de Obras.
CESSAR-FOGO
Após discussões acaloradas por conta da disputa do nome da nova ponte, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de São João Batista, e os demais partidos que compõem a base do prefeito Daniel Netto Cândido, deram um tempo na ‘guerra fria’.
BLOQUINHO
Coincidência ou não, durante essa mesma votação, houve uma aproximação entre os aliados do prefeito Daniel, liderados pelo vereador Leoncio Cypriani, e Fábio da Ravel (PP), que permitiram aprovações de projetos que, outrora, seriam impossíveis de aprová-los.
UNIDOS DA CONVENIÊNCIA
E olha que tudo isso começou, após uma conversa tranquila entre Leão e Fábio, na conveniência de um posto de combustíveis. Pena que esse ano não haverá a Avenida da Amizade, pois as apostas eram de que uma tenda já estaria com o nome definido: Unidos da Conveniência.
COM OS VEREADORES
Esgotou-se o prazo para o recurso da decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que reprovou as contas do prefeito de Canelinha, Moacir Montibeler (MDB). Agora, o TCE cobra do Poder Legislativo, a votação das contas. Depois, a própria Câmara terá que repassar ao TCE, se aprovou ou rejeitou as contas do prefeito.