AVANÇANDO
É inegável o esforço do prefeito Moacir Montibeler (MDB), de Canelinha, em atrair novas empresas para o município. Mesmo nesse momento complicado da economia devido ao Covid-19, a notícia de que mais uma empresa anuncia sua vinda soa muito bem. Apesar do anúncio da empresa de que não será contratado um grande número de trabalhadores, o apoio da prefeitura também é valido pelo retorno em impostos. É a terceira empresa de porte que se instala no município. Boa notícia para os canelinhenses em tempos de notícias ruins.
MELANCIAS SE AJEITANDO
Pois as melancias na carroça da sucessão de Nova Trento vão se ajeitando. Isso ficou bem transparente na entrevista do ex-prefeito Orivan Jarbas Orsi à Rádio Super. Colocou claramente sua opinião de que é importante manter a atual coligação. Claro que existe o desejo de vários integrantes do partido de disputar como cabeça de chapa, direito esse inalienável. Só que o risco de entregar de mão beijada a eleição para a oposição aumentaria muito. Portanto, o risco de perder faz com que o consenso e o bom senso falem mais alto.
CHUVA
Se vivemos tempo de seca no sul do Brasil, em Major Gercino temos chuva de nomes dispostos a disputar a eleição majoritária. Uma consulta popular foi realizada com a opção de oito pré-candidatos. Para um município pequeno como Major, é uma enchente de nomes à disposição e com intenção de disputar a cadeira principal do Paço Municipal. É uma coisa boa, salutar. Significa que tem muitos nomes capacitados querendo governar a cidade. Diferente de outros muitos maiores, que a grande dificuldade é encontrar nomes que queiram enfrentar as urnas. Pois então!!!
PESQUISAS
Continuam causando. Por força da legislação não podemos tornar públicos os números. Mas, correm de boca em boca. Interessa sempre para quem está na frente divulgar os dados coletados. É uma forma de fazer campanha antecipada burlando a lei. Os números não precisam ser verdadeiros, já que não é registrado. O que vale é que a pesquisa corra de boca em boca. Favoritismo, rejeição, baixa aceitação podem alavancar ou inviabilizar candidaturas. Articuladores e candidatos contam ‘só para amigos’ pedindo pelo amor de Deus para não contar para ninguém. São os maquiavelismos das campanhas eleitorais.
MAIS TEMPO PARA FOFOCAS
Caso se confirme o adiamento das eleições municipais para dezembro de 2020, teremos mais dois meses para muitas fofocas políticas. Vai dar uma esfriada. Afinal de contas o prazo estava chegando. Porém, se for mantido o prazo para as convenções, tudo se definirá no fim de julho, caso contrário somente no fim de setembro. Isso tudo dará muito tempo para desistências, surgimento de novos nomes e muitas intrigas, com certeza. Tudo depende do andamento da pandemia. As eleições dependem do efeito coronavírus.
ARTISTA
Acostumado com defesas diante dos tribunais, enfrentando juízes, promotores, corpo de jurados e plateias, o experimentado advogado e vereador, Leoncio Paulo Cypriani (PSD), protagonizou uma cena inusitada na última sessão legislativa. Levou quase uma tonelada de documentos (o exagero é meu) para que o vereador Betinho Souza, (Cidadania) examinasse as contas do Hospital Monsenhor José Loocks. Se o vereador Betinho vai encontrar irregularidades, não sei. Porém, Leoncio conseguiu mais uma vez atrair os holofotes para si. Para quem consegue sucesso diante dos tribunais, fazer um espetáculo na Câmara de Vereadores é fichinha.