ACORDO CUMPRIDO
Há quatro meses, o prefeito de São João Batista, Daniel Netto Cândido (PSL), me disse que vai cumprir com o acordo que tem junto ao MDB, ou seja, apoiar o candidato indicado pelo partido. Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca, é o nome da vez. Neste acordo, Cândido indicaria o vice e, como tal, apontou o nome de Rúbia Alice Tamanini Duarte (PSL).
DÉI DE VICE
O problema é que Pedroca, em diversas ocasiões, disse preferir o nome de Almir Peixer, o Déi do Gás (PSL), como candidato a vice. Seria, até mesmo, um motivo para aumentar a tensão dentro da coligação que administra a cidade há quase oito anos? Mas, em reunião de urgência na tarde de quarta-feira, 10, o prefeito convenceu a pupila de desistir para que Déi possa compor com o MDB.
EMARANHADO POLÍTICO
Com a desistência de Rúbia e a aceitação do prefeito Daniel pelo nome de Déi, a paz volta a reinar na coligação. Mas até quando? Se, há tempos, a dúvida era se Cândido realmente cumpriria o acordo com o MDB, hoje a dúvida é saber se o MDB vai querer, realmente, manter a atual coligação.
SAIU ANTES DO FIM
Aliás, o vereador Leoncio Paulo Cypriani saiu no meio da reunião emergencial. E o recado foi dado ao próprio Déi, de que não apoiará Pedroca, não importa quem seja o vice. Esta declaração é mais uma entre os sucessivos acontecimentos da coligação. Primeiro, a disputa dentro do próprio MDB, em que Leoncio se retirou da sigla. Depois, o nome da ponte e, agora, a indicação do vice.
FÁBIO PELO 11
O Partido Progressista é taxativo em dizer que terá candidatura própria na cidade. Em reunião recente, definiu-se pelo nome do empresário Fábio Norberto Stürmer, o Fábio da Ravel, como cabeça de chapa. Desta forma, Adriano Airton Ramos, o Adriano do Ito, vai comandar a sigla. Mas o partido avalia o cenário dos concorrentes. Estariam com alguma carta na manga?
ELE VEM AÍ
Pelas redes sociais, o empresário Estevan Nascimento (PL) se declara como renovação na política batistense. Ele endossa a pré-candidatura de prefeito que, a princípio, tem no nome da arquiteta Mainara Pech, na composição de chapa.
NOVA PONTE
Alguma aposta sobre o futuro nome da ponte entre Cardoso e Ribanceira do Sul? A data de inauguração se aproxima e o assunto está mais badalado do que a própria obra. Será que a votação na Câmara de Vereadores poderá ocasionar algum tipo de rompimento na base aliada, em vista do pleito eleitoral?
NÃO VOLTOU
Após o período de férias, Josemar Guilherme Franzoi (PP) não voltou ao cargo de secretário de Assistência Social e Habitação de Nova Trento. Ele é umas das vozes dentro dos progressistas que levantam a bandeira de candidatura própria, sem a necessidade de compor com o PSDB. Como saiu em tempo hábil, está ápito a ser um pré-candidato, seja na cabeça ou de vice. Pois então.
OS ORSIS NO PSL
O presidente da Associação Neotrentina do Turismo (Neotur), Agostinho Orsi e o filho, André Aladeu Orsi, são os novos integrantes do Partido Social Liberal (PSL). Ambos não comunicaram a saída do PSDB. Não se sabe, neste momento, qual o contexto que chegam ao PSL: se para somar ou, por que não, tentar compor com a candidatura de Maximiliano de Oliveira, o Max (PP). O tempo vai dizer.
CAIXAS QUEBRADOS
Correntistas da Caixa Econômica Federal de Canelinha reclamam de uma situação inusitada: os dois únicos caixas eletrônicos da Caixa na cidade estão estragados há 15 dias. O transtorno é visível, até porque os próprios funcionários públicos recebem via este banco. Sem falar da grande demanda de serviços que a Caixa atende durante esta pandemia.
COBRANÇAS
O assunto foi parar na Câmara de Vereadores, onde Antônio Carlos Flores, o Toninho (PSD) e os demais parlamentares assinaram um requerimento que pede uma solução imediata. Em nota, a Prefeitura de Canelinha informou que a Administração Municipal já havia se reunido com o gerente da Caixa de Tijucas, e que reforça diariamente, via e-mail e contatos telefônicos, a reclamação e a solicitação de assistência técnica.
TRABALHAM EM SILÊNCIO
É perceptível que o Partido Progressista (PP) de Major Gercino está quieto demais. Diz o ditado que “passarinho na muda não canta”. Nos bastidores, sabe-se que entre seus pares, a turma do 11 trabalha incansavelmente na busca de uma composição viável para a disputa das eleições deste ano.
UM TERÇO DA CÂMARA
O PP, que tem como vice-prefeito Moacir Batisti, possui um terço dos vereadores: Rodrigo dos Santos, Wilson Sens e João José Frederico, o Edinho. Junto aos parlamentares na esfera estadual e nacional, colaboram com o município, num montante em torno de R$ 1 milhão. Se começou na situação e hoje está na oposição, não carrega em si a pecha do ‘quanto pior melhor’. Pelo contrário, os recursos falam por si só.
NOVAMENTE NA CÂMARA
Prefeito de Major Gercino, Valmor Pedro Kammers, o Valmor do Pita (PSL) mais uma vez marcou presença no Poder Legislativo. Através de um pedido junto à casa, ele teve um espaço disponível de 30 minutos, onde destacou as principais obras da cidade. A ida do prefeito à Câmara tem sido praxe na atual administração.
DENÚNCIA NO MINISTÉRIO PÚBLICO
O prefeito chegou, falou e saiu. Não ficou e, por isso, não presenciou o discurso do vereador Rodrigo dos Santos (PP). O pepista é autor de uma denúncia no Ministério Público de Santa Catarina, de um aluguel com dispensa de licitação. “Portanto, além deste imóvel ser da cunhada do prefeito, ou seja, da irmã de sua esposa, este imóvel não está sendo usado e, provavelmente, nem será este ano, pois com a pandemia, não vimos trabalhos voltados para dar início à creche”, disse. A prefeitura se pronunciará somente após a manifestação do Ministério Público. O assunto promete esquentar a política local.