Quantos de nós já passamos por momentos desafiadores, nos quais fomos julgados pelas nossas crenças e atitudes, onde muitas vezes nos sentimos sozinhos, abandonados, sem fé e esperança no futuro.
Acreditar que existe algo maior que nós, que nos mova e motive a realizar tudo aquilo que almejamos, faz com que tenhamos esperança por um mundo melhor, onde sejamos capazes de reconhecer os outros, com suas qualidades e fragilidades.
Me recordo de um momento muito marcante de minha vida, onde minha mãe foi diagnosticada com câncer e sua perspectiva de cura não era dos melhores, o que à possibilitava viver apenas alguns meses. Como poderia eu aceitar aquela situação, não desanimar e ainda fazer com que ela não desistisse de viver? Eu vivia um momento desafiador, cursava a faculdade, mal tinha condições de arcar com os estudos e sabia que todo o tratamento dela teria um valor elevado. Mesmo assim não desanimei, larguei as oportunidades de emprego para cuidar daquela que me deu a vida.
Me apeguei a Deus e a minha fé. Me lembro das noites em claro, dos joelhos dobrados em oração, dos momentos de gratidão por cada pequena melhora. Hoje, doze anos após o ocorrido e certa de que a fé e a esperança fizeram toda a diferença na cura da minha mãe posso, afirmar que acreditar que tudo vai dar certo é o primeiro passo para um final feliz.
Sem fazer apologia a crenças, seitas ou religiões, acreditar em um ‘ser maior’ faz com que tenhamos fé e possamos acreditar que tudo tem um lado positivo. No processo de coaching integral sistêmico, desenvolvemos onze pilares da vida do ‘coachee’ (cliente), onde um deles é o pilar espiritual. O pilar espiritual avalia como está sua conexão com algo maior, com sua fé. Avalia o quanto você tem dedicado tempo de qualidade para aprimorar essa área.
Diante de todo o relato acima e tudo o que você tem vivido em sua vida,reflita quanto tempo do seu dia-a-dia, você tem reservado para orar e agradecer? De 0 a 10, quanto esse pilar de fato é importante para você?
No momento em que vivemos, onde tantos tem lutado pela vida e pela cura, cabe a todos nós a fé, a esperança por dias melhores, onde possamos juntos fazer do mundo um lugar melhor. Não sei qual é o desafio que você tem enfrentado, nem qual a sua crença, mas posso lhe afirmar que ter fé, é colocar primeiro o pé e acreditar que ‘Deus’ ou um ‘Ser Maior’ colocará o chão.