Simone Dalbosco
O ano de 2020 certamente foi desafiador para todos nós. Fomos surpreendidos por diversas situações, mas a principal delas, foi sem dúvidas, a pandemia que acometeu o mundo inteiro.
Muitos de nós fomos atingidos por essa terrível doença, alguns se recuperam, outros perderam entes queridos. Mas a pergunta que fica: O que aprendemos com o ano de 2020?
Aprendemos a ressignificar nossos sentimentos, aprendemos a sermos resilientes, aprendemos que ‘sermos’ é muito mais importante do que ‘termos’. Aprendemos o verdadeiro valor de um abraço, de um carinho e um aperto de mão.
Descobrimos que não se trata apenas de um momento de isolamento social, mas da oportunidade de olhar a vida e mundo com outros olhos.
Vimos empresas falirem e outras se reinventarem em meio à pandemia, diversas pessoas perderam seus empregos, famílias ficaram desamparadas e sem o mínimo de condições de sobreviver.
Aí você me pergunta: “Simone, mas porque falar de novo sobre esse assunto?”. Pois eu lhe digo, não há momento melhor para refletir que vivemos em 2020 do que agora. Estamos caminhando para o final do ano e o início de um novo ciclo, a chega de 2021!
Quando o relógio avisar que chegou a meia noite do dia trinta e um de dezembro, iniciaremos um novo ano, onde teremos mais 365 oportunidades de fazermos do mundo um lugar melhor.
Mas como fazer isso sem olhar para dentro de si mesmo e reconhecer que quem muda o mundo é você através de suas atitudes e pensamentos?
Certa vez, li uma afirmação de Sóstenes Cruz que dizia: “Dizem que, na vida, quem perde o telhado, ganha as estrelas. É assim mesmo. Às vezes você perde o que não queria, mas conquista o que nunca imaginou. Nem tudo depende de um tempo, mas sim de uma atitude”.
Diante dessa reflexão quero te convidar a olhar amorosamente para o ano de 2020, ver quais foram suas perdas, mas também ver quais foram seus ganhos.
Muitas vezes sofremos quando as coisas não saem como planejamos e esquecemos de agradecer pelos presentes que o universo nos dá.
E assim, tire um tempo para refletir o que você deseja para 2021. Analise se o que você deseja são coisas que dependem exclusivamente de você, se é possível elaborar um planejamento, estipulando metas claras e objetivas para alcançar seus sonhos e principalmente se tudo isso é prioridade na sua vida.
Afinal, o ontem é história, o amanhã é um mistério, mas hoje é uma dádiva. É por isso que se chama presente. Viva o agora, mas lembre-se: mudar o amanhã só depende de você!