Simone Cristina Dalbosco
Especialista em Desenvolvimento Humano
@simonedalboscooficial
Nos dias atuais ouvimos falar muito sobre a importância de compreender e gerir os sentimentos,ou seja, de desenvolver habilidades socioemocionais. No mundo corporativo é muito comum sermos admitidos pelo excelente currículo adquirido ao longo da vida profissional, mas manter um cargo sem possuir inteligência emocional é completamente impossível.
Quando falamos de inteligência emocional, elencamos a capacidade que o ser humano possui de administrar as próprias emoções e, dessa forma, usá-las ao seu favor, para compreender melhor outros indivíduos, desenvolvendo assim relacionamentos mais saudáveis e duradouros.
O indivíduo que possui inteligência emocional, não deixa que suas emoções controlem sua vida, sabendo assim pensar, sentir e agir de forma inteligente e consciente, evitando o desenvolvimento de traumas e doenças psicossomáticas,
A inteligência emocional pode ser divida em pilares como a autorresponsabilidade, percepção das próprias emoções, gerenciamento das emoções, foco e ação.
No pilar da autorresponsabilidade, afirmamos que o individuo tem capacidade de assumir a responsabilidade de tudo o que acontece em sua vida, seja o sucesso ou o fracasso, por exemplo. E através da percepção das emoções, conseguirá identificar e reconhecer as emoções tanto suas, como de outros indivíduos ao seu redor. Se conseguir gerenciar as emoções, terá clareza de sua resposta emocional diante de cada situação.
O individuo que possui inteligência emocional, consegue ter foco para determinar o seu resultado, ou seja, ele tem a habilidade para focar positivamente no relacionamento com as pessoas e as situações nas quais está envolvido. Podendo assim também agir com inteligência emocional, onde poderá através das ações enfrentar os sentimentos, como por exemplo, o medo e a tristeza, transformando em alegria e amor, onde gerará resultados positivos concretizando assim os objetivos.
Diante disso tudo, muitos se perguntarão: Como desenvolver a inteligência emocional? Comece observando seus próprios comportamentos e reflita sobre ele, busque maneiras de controlar as emoções, um bom exemplo disso são os exercícios de controle de respiração, que podem ser adquiridos com profissionais experientes na área de desenvolvimento humano.
Aprenda a lidar melhor com os os sentimentos negativos e desenvolva sua autoestima, ame-se acima de tudo, seja resiliente sempre que possível e pratique a empatia, afinal todo mundo está enfrentando as suas próprias batalhas diárias.