Juliano César
CPI DA COSIP I
O clima deu uma esquentada em Nova Trento e, os vereadores de oposição Silvio César Correia (PL), Gabriel Pereira Battisti (PSDB) e Joel Garbari (PSDB), faltando poucos dias para o pleito, os vereadores da oposição solicitaram a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), com foco para investigar possíveis irregularidades nos gastos relacionados à prestação de serviços de iluminação pública no município.
CPI DA COSIP II
A CPI, focada na Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), tem como objetivo apurar o aumento expressivo de despesas com o serviço entre 2021 e 2024. Segundo análise dos dados do Portal da Transparência de Nova Trento, os custos com iluminação pública tiveram um crescimento alarmante de 575% no período, o que motivou a decisão pela investigação. A comissão buscará entender as razões por trás desse aumento e garantir a transparência no uso dos recursos públicos destinados à iluminação da cidade.
CPI DA COSIP III
Em contato com a assessoria do prefeito Tiago Dalsasso (MDB), a informação é de que o substancial aumento se refere a troca de iluminação para a tecnologia Led, o que aumentou o custo de gasto com a iluminação pública. Informou, ainda, que é a favor da CPI da Cosip, mas que se comece desde quando iniciou os trabalhos da empresa terceirizada, ou seja, no ano de 2011.