Até então com trabalhos somente nos bastidores, a vereadora de São João Batista, Rúbia Alice Tamanini Duarte (PSL) aderiu de vez à campanha de Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca (MDB) para prefeito. Esse apoio era uma incógnita. Afinal, Pedroca preferiu Déi do Gás de vice a Rúbia, que tinha sido a indicada pelo prefeito Daniel Netto Cândido, na formação de chapa.
INFLUÊNCIA
Rúbia foi à segunda vereadora mais bem votada nas eleições de 2016, e a mulher com o maior número de votos na história da cidade. Nunca escondeu ser uma árdua defensora da gestão Daniel e Pedroca. Tem apoio irrestrito do atual chefe do executivo, tanto que a indicou para ser a vice. Mas não contou com a preferência do MDB. De quebra, se recolheu até o jogo começar de fato.
JOGO É JOGO
Mas sabe aquele ditado que treino é treino e jogo é jogo? Pois bem, foi só a bola começar a rolar, que Rúbia Tamanini saiu do banco de reservas para buscar a titularidade. Em reunião na noite de quarta-feira, 8, bastou a palavra ficar livre para ela discursar pró campanha. “Se em abril o Pedroca era bom para ser prefeito porque que em outubro ele deixou de ser? Estou com vocês”, disse.
ÉDER VARGAS ESTÁ IRREDUTÍVEL
Prefeito Daniel Netto Cândido até tentou dialogar com o vereador Éder Vargas (MDB) para que ele também apoie a chapa de situação. Mas, até agora, Vargas está irredutível. “Respeito à decisão de todos. Sou e estou no MDB. Mas não concordo com o candidato Pedroca. É essa minha opinião e eu tenho esse direito de discordar”. A declaração é um balde de água fria para os emedebistas e o próprio prefeito, que tentam buscar o apoio do vereador.
CLIMA QUENTE
Uma pequena discussão por conta do ar condicionado quase terminou em vias de fatos na sessão do Poder Legislativo de São João Batista, na noite de segunda-feira, 5. Os vereadores Tarciso Soares (PSL) e Nataniel de Oliveira Valença, o Chulipa (PP), não se entenderam sobre qual ar condicionado ligar. São dois grandes que estão instalados justamente em cima dos edis. Tarciso achou que Chulipa estava o chamando para a briga e questionou o colega que, por sua vez, não correu. Foi preciso a turma do ‘deixa disso’ intervir. Mesmo com o ar ligado, o clima esquentou de vez.
PARTIDO BRANCO
Em Canelinha, são três candidatos e quatro grupos de votos. Os mais influentes são os que apoiam as candidaturas de Antônio da Silva, o Tonho (PP), Diogo Maciel (PSL) e Moacir Montibeler (MDB). Mas há um pequeno grupo que se auto declarou Partido Branco. São dissidentes dos colas brancas, que não concordaram com a não coligação do PSL e PP. Depois da formalização das chapas, eles pregam o voto em branco. Agora, tanto Diogo quanto Tonho disputam a viabilidade do apoio deste grupo.
AUDIÊNCIA DA SAÚDE
O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, esteve na quarta-feira, 7, em audiência com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em Brasília, para reforçar a proposta de manutenção das habilitações dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) usados no tratamento de Covid-19 no Estado. Ribeiro recebeu a informação de que há, por parte do Governo Federal, o interesse em manter todos os leitos de UTI/Covid-19 no território catarinense. Além disso, dos leitos de terapia intensiva solicitados pelo estado de Santa Catarina, 124 serão habilitados nos próximos dias. O investimento nas unidades hospitalares catarinenses será de R$ 17,8 milhões.
EM NOVA TRENTO
Já no fim da tarde de quinta-feira, 8, André Motta Ribeiro participou de uma reunião em Nova Trento, onde informou que o Governo do Estado vai garantir os recursos necessários para a finalização das obras para a instalação de mais 32 leitos de enfermaria no Hospital Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Esses investimentos fazem parte do pacote pedido pelo município de Nova Trento, via deputado Altair Silva (PP), no qual, inicialmente, o Estado garantiu os dez leitos de UTI para tratamento da Covid-19.
RESTRIÇÕES NAS PALAVRAS
Com restrições pela Covid-19, os vereadores de Major Gercino têm se reunido para a votação de projetos importantes para a cidade. E as restrições não são apenas no âmbito da saúde, mas também no uso da palavra livre. Em comum acordo, eles têm evitado se pronunciar mais do que o necessário, devido ao período eleitoral.
APROVAÇÃO
Mesmo assim, os trabalhos continuam. Na segunda-feira, 5, por exemplo, o Legislativo de Major Gercino aprovou projeto do Executivo, que trata sobre a possibilidade de realizar trabalhos com o maquinário da frota municipal, em terrenos particulares, mediante pagamento. Após muito debate e algumas emendas, o projeto foi aprovado.
LOA E DOTAÇÕES
Na próxima sessão, no dia 19 de outubro, estará em pauta para votação, o projeto que define os recursos da Lei de Diretrizes Orçamentária, (Loa), para o ano de 2021, após o mesmo passar pela leitura. Da mesma forma, os vereadores majorenses também votarão os números do Plano Plurianual e as famosas dotações orçamentárias. Será mais uma sessão de muito trabalho.
JOÃO DAVID NÃO VAI AO DEBATE
Candidato a prefeito de Major Gercino, João José David (Podemos) decidiu na tarde de quinta-feira, 8, que não vai comparecer ao debate promovido pela Rádio Clube, em São João Batista. Inicialmente, seria em Major. Porém, na reunião com a emissora, foi o próprio representante da coligação de David que entendeu ser melhor o debate em São João Batista. O candidato do Podemos, por sua vez, analisa que seria melhor em Major Gercino.