Juliano César
ORÇAMENTO I
Vereador de São João Batista, Nelson Zunino Neto (PP), relatou durante sessão da Câmara que, de certa forma, se decepcionou da maneira como foram conduzidas as audiências públicas sobre o orçamento 2022. Foram duas audiências em sequência. A primeira para avaliação do cumprimento de metas no quadrimestre e a segunda de preparação do orçamento.
ORÇAMENTO II
Com relação à avaliação quadrimestral, a obrigação legal é da Comissão de Finanças da Câmara, ela é quem promove e conduz a audiência, e o Executivo apenas participa e apresenta os dados. Mas em São João Batista sempre é feito pelo Executivo, a Comissão nem se envolve. Foi uma reunião sem discussão a respeito do desempenho, e algumas questões ficaram sem resposta.
ORÇAMENTO III
“Mas pior foi a segunda. Deveria ser uma reunião em que a população participa e ajuda a fazer o planejamento, dizer onde quer os investimentos, mas não teve qualquer participação popular e não houve espaço sequer para informação, já que a pessoa responsável pela apresentação não sabia pouco a respeito dos dados, e não havia representantes das secretarias para dar informações”.
ORÇAMENTO IV
Para o vereador, faltou uma campanha para divulgar e esclarecer. “A maioria da população nem sabe que poderia ajudar a fazer o orçamento, incluir alguma coisa para seu bairro. Em resumo, o nosso planejamento orçamentário é zero, e uma cidade com 40 mil habitantes está entregue a uma administração paroquial”.