QUARTETO
Os membros dos progressistas de São João Batista ainda trabalham com a perspectiva de quatro nomes como pré-candidatos da sigla às eleições deste ano: Fábio Norberto Stürmer, o Fábio da Ravel; Alyson dos Santos; Adriano Airton Ramos, o Adriano do Ito e Gregório de Souza Filho, o Gorinho. Na avaliação do Clube dos 11, ainda é cedo para definir uma dupla em definitivo.
CHAPA PURA
A novidade é que a sigla já vislumbra a possibilidade de chapa pura. Alyson dos Santos na cabeça e Fábio da Ravel de vice (foto), é a dupla que mais se comenta nos bastidores. Mas há as outras opções, com a inclusão de Adriano do Ito e do professor Gorinho.
DISTÂNCIA
Com a informação de chapa pura no PP, se distancia ainda mais a possível aproximação com Heriberto Eurides de Souza, o Betinho. Inclusive, ele já bateu chapa com o professor Malcom Gustavo Tonini, também do mesmo partido, o Cidadania.
FELIZ DA VIDA
Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca (MDB), está feliz da vida com a boa aceitação do público ao seu nome. Ao menos, é o que ele me declarou, ao encontrá-lo na saída de uma padaria. Disse-me que a população vem recebendo com carinho o seu nome como pré-candidato a prefeito de São João Batista.
SERÁ?
Já há emedebistas que falam em chapa pura para concorrer ao pleito deste ano. Mas se caso isso ocorrer, não haveria um racha na base aliada? Como ficaria a situação do PSL e PSD na polialiança?
ALTERNATIVAS
Caso haja chapa pura no MDB – fato que creio que não deva ocorrer – o advogado Leoncio Paulo Cypriani poderá ser o pré-candidato a prefeito, com Rúbia Alice Tamanini Duarte de vice. Há, também, a possibilidade da própria Rúbia na cabeça, com o PSD de vice. São cogitações do momento.
MAX E FRANZOI
E parece mesmo que a moda é chapa pura. Em Nova Trento, os progressistas já falam em deixar o PSDB de lado. Em reunião secreta, cogitou-se nomes para compor a chapa de vice com Maxiliano de Oliveira, o Max. Josemar Guilherme Franzoi seria o escolhido. Recentemente, ele assinou ficha no 11.
RADICAIS
Os mais radicais dos colas brancas entendem que ganham com chapa pura, sem precisar do PSDB. Já há quem arrote que, se os tucanos quiserem vir, que venham, mas sem garantias de Secretarias Municipais. Pois e agora!
ELEIÇÕES E A ÁGUA I
Se nas eleições de 2016, o assunto água foi levado aos debates pelo então candidato oposicionista em Canelainha, Moacir Montibeler (MDB), este mesmo tema não deve passar despercebido em Nova Trento. Que há uma estiagem, isso não se pode negar. Porém, de todos os cinco municípios do Vale, até o momento somente a Terra de Santa Paulina decretou situação de emergência.
ELEIÇÕES E A ÁGUA II
O curioso é que o município é um dos que mais contam com nascentes de água. Fica aquela sensação de que faltou planejamento. Afinal, estamos no 12° ano da atual coligação no Poder Público. E é justamente neste último ano que, enfim, terá um reforço na capitação de água, desta vez na localidade de Ferreira Viana, a Molha.
PRIMEIRA EXCEÇÃO
E aquele discurso de que o prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha, iria economizar com a saída de secretários municipais para estarem aptos a concorrer às eleições, não durou mais do que uma semana. Rocha já abriu a primeira exceção e deu posse a nova secretária de Educação, a professora Deise Juliana Silveira.
RÁPIDO DEMAIS
Não estou aqui discutindo a necessidade ou não de uma secretária de Educação, no momento em que nem há aulas presenciais. Mas, a mania dos políticos de falar uma coisa hoje e mudarem amanhã. É o velho ditado de que na política, ‘uma verdade não dura mais do que 24 horas’.