Juliano César
PRESIDÊNCIA I
O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) deverá promover eleição este ano para definição do novo presidente da sigla em São João Batista. O empresário da comunicação, Sílvio Inácio Eccel, o Silvinho, que era para ser o candidato, se frustrou por conta da movimentação contrária de membros do partido, incluindo o atual prefeito Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca. O chefe do Poder Executivo, aliás, já tem em mente outro nome, da professora Mari Gilz, emedebista de berço, e que conta com o apoio da atual executiva do partido. Ela também é presidente do Conselho do prefeito.
PRESIDÊNCIA II
A novidade é o nome do chefe de gabinete, Juliano Peixer, liderança que fez a diferença na campanha de 2020, ao qual decidiu apoiar candidatura de Pedroca e Déi. Peixer já tem até um nome para ser vice na chapa, o empresário Adilson Severino. O assunto promete esquentar os bastidores do MDB batistense daqui pra frente, com essas duas possíveis candidaturas.
PORQUINHO NA MESA
Recém desfilado do MDB, Sílvio Eccel foi convidado e aceitou provar um porquinho no sítio do presidente do PP, Fábio Norberto Stürmer, o Fábio da Ravel, ex-candidato a vice em 2020. Claro que entre os assuntos esteve em pauta o atual momento político batistense. A conversa foi bem descontraída, dentro do respeito necessário que se deve ter. Afinal, política não pode ser confundida com guerra.
COMUNICAÇÃO
O comunicador da Rádio Clube, Jonatam Cordeiro enviou durante esta semana, aos colegas de profissão, sobre sua decisão de pedir exoneração do cargo de coordenador de Comunicação e Imprensa. Antes, ele conversou com a Assessoria Jurídica da Prefeitura, e decidiu de afastar para “não prejudicar a Administração Municipal no futuro”. Por fim, escreveu sobre “pessoas que se apegam à politicagem”, numa clara menção ao ex-candidato a prefeito, Betinho Souza (PSC). Em cinco meses da atual gestão, esta é a segunda saída de ocupantes deste cargo. Anteriormente, a jornalista Dirleni Dalbosco também havia pedido para sair.
TODOS NO PP?
O presidente Jair Messias Bolsonaro não conseguiu, ainda, montar um novo partido. Em Brasília, se fala da possibilidade dele voltar ao PP. Em Santa Catarina, o governador Carlos Moisés da Silva (PSL), poderá se filiar, também no 11. O ex-prefeito de São João Batista, Daniel Netto Cândido (PSL), já declarou que aonde o governador vai ele estará junto. Será?
DESCONVERSOU
Essa semana, por acaso, ele esbarrou em uma comitiva de vereadores batistenses no estacionamento da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Em meio a essa questão de ir ao PP, Cândido desconversou sobre essa possibilidade.
SONDAGEM NO PSC
Surgiu uma sondagem, um ‘buzunzum’ de que Daniel Netto Cândido poderia se filiar ao PSC, partido pelo qual recentemente um de seus maiores opositores, o ex-vereador Betinho Souza preside em São João Batista. Duvido que terá espaço para ambos nesta sigla
TRANSPARÊNCIA DA FILA
Projeto de Lei de autoria do presidente da Câmara de Vereadores de Canelinha, Robinson Carvalho Lima, dispõe sobre a publicação, na internet, da lista de espera dos pacientes que aguardam por exames nos estabelecimentos da rede pública de saúde. Segundo o vereador, é preciso que o Poder Público seja transparente, ao informar sobre a fila de quem necessita utilizar os serviços da saúde. Uma ideia simples, mas que trará um beneficio impar, ao dar isonomia ao cidadão.
COMBUSTÍVEIS
O bloco oposicionista no Poder Legislativo de Nova Trento quer saber a quantidade de combustíveis adquiridos pela atual gestão, além dos valores pagos. Os vereadores Gabriel Pereira Batisti (PSDB), Joel Garbari (PSDB), Jucelino Marino Chini (PP) e Sílvio César Correia (PP), assinaram o pedido de informações, ao qual foi enviado ao Poder Executivo.
NA ESTRADA
O conteúdo de um vídeo do vereador de Major Gercino, Esmael Deluvino (PSL) não agradou os colegas do Poder Legislativo que são do bloco de oposição. Ele gravou os trabalhos da Secretaria Municipal de Obras, nas estradas de chão batido da cidade. Ao enviar o vídeo ao grupo de WhatsApp da Câmara, o pesselista pediu para que aqueles que criticavam, agora deveriam parabenizar a administração. “A estrada está um tapete”, disse.
SEM AGRADECIMENTO
Rodrigo dos Santos (PP) e Viviane da Silva Batisti (MDB) não gostaram da provocação. “Não vejo necessidade de dar os parabéns por fazer o básico. Manutenção é o mínimo que se pode fazer”, disse Dos Santos. “Fico contente que fizeram a manutenção. Mas para estar um tapete falta muito vereador”, analisa Viviane.
RASGADOS ELOGIOS
Vereador Hilberto Arnolde, o Beto (MDB) parabenizou a Secretaria de Saúde de Major Gercino, pela reabertura da Unidade Básica de Saúde do Diamante. Ele também fez rasgados elogios à Secretaria de Obras. “Lá pra cima, o trabalho está sendo bem elogiado”, disse.
TAMBÉM ELOGIOU
Antônio César Formento, o Cezinha (MDB), também elogiou os trabalhos do secretário de Saúde, Marcos Marcelino, além do secretário de Obras, Vilmar Nascimento, o Vili. Por fim, fez elogios ao prefeito Valmor Pedro Kammers. “Ele tem força, garra e vontade para fazer muito mais obras”.