Juliano César
Em menos de um mês, os vereadores de São João Batista vão escolher o novo presidente do Poder Legislativo e, por consequência, a nova mesa diretora. E o assunto está em erupção nos partidos que compõem a casa. Nesta semana, o MDB decidiu pelo nome de Milson da Silva como pré-candidato. Parecia que a paz reinaria, mas….
CORREU POR FORA
Quem estava no páreo era Teodoro Marcelo Adão além de Anderson Duarte. Milson corria por fora e nunca se colocou como candidato ao menos oficialmente. E na escolha pelo nome emedebista, o partido decidiu pelo mais experiente, com quatro votos, ante três de Adão e dois de Duarte, na tarde de quarta-feira, 16. Teodoro aceitou com certa naturalidade. Já Anderson saiu da reunião bufando e vociferando que buscaria uma chapa alternativa.
REBELOU-SE
Na manhã de quinta-feira, 17, a revolta de Anderson passou para Teodoro. Ele teria sido procurado por membros do partido, ao dizer que foram ‘pressionados’ a votarem em Milson, por ‘imposição’ do presidente da sigla, Eurli Silva, o Irmão. Foi estopim para Adão se rebelar e dizer, também, que buscará uma chapa alternativa.
NORMALIDADE
Em contato com Irmão, ele informou que a escolha transcorreu dentro da normalidade. “Livre e sem contestação. Mesmo porque, o Milson é (político) mais antigo no partido, e tem duas legislaturas”, disse, ao concluir que foi uma escolha democrática.
UM PRA LÁ, OUTRO PRA CÁ
Se há racha no MDB, também não há unidade no Centrinho e PP. No início do ano, havia um desejo para que houvesse uma união de forças para compor uma chapa de presidência da Câmara de Vereadores. Na época, o desejo teria partido do Centrinho, porém, não evoluiu. Agora, houve uma tentativa de aproximação do PP com o trio, fato esse que não ocorreu.
NÃO SE MISTURAM
Os dois grupos teriam maioria suficiente para elegerem a mesa, com seis votos. Mas só há uma verdade, em meio a todos as desculpas e culpas que um coloca no outro. A verdade é que Centrinho e PP não se gostam, não se aturam. Do contrário, estariam unidos há tempos.
ATAQUE DE FÚRIA
Presidente da Câmara, professor e ex-secretário de Educação de São João Batista, Edésio Pedrinho Tomazi se pronunciou em vídeo a favor da greve dos professores. Foi o suficiente para o prefeito Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca, esbravejar contra ele. O chefe do Pode Executivo lembrou até mesmo dos incrementos que teve que pagar, quando era compromisso então da gestão passada.
MURMÚRIOS
Nesta semana, uma foto em redes sociais de um encontro entre o presidente Edésio, a ex-vereadora Rúbia Tamanini e o ex-prefeito Daniel Netto Cândido causou murmúrios nos bastidores políticos. Tomazi já deu a palavra de que vai cumprir com o voto para a escolha do novo presidente, através de indicação do MDB. O fato é, será que a ofensiva contra a candidatura de Daniel para deputado e a saída de vários comissionados da atual gestão Pedroca não podem mudar o voto? Saberemos dentro de um mês.
EXPECTATIVA
Prefeito Pedroca se reuniu com o Governo do Estado para a liberação de recursos ao município. Segundo ele, as reuniões em Florianópolis foram importantes para que, em breve, o município possa ter R$ 21 milhões para a execução de obras.
SESSÃO ORDINÁRIA
A reunião ordinária da Câmara de Vereadores de São João Batista ocorreu na quarta-feira, 16, às 18h, em virtude das reformas do plenário. A sessão pode ser acompanhada pelo facebook, canal do YouTube e site oficial do Poder Legislativo, na função: sessões gravadas. Na próxima segunda-feira, 22, a reunião ocorre em horário regimental, ou seja, às 20h. Na pauta dessa semana foram aprovados por unanimidade dois projetos e entrou na casa mais dois para leitura além de um substitutivo.
PARA LEITURA
Projeto de Lei Ordinária nº 55/2022 do Executivo, que cria a função gratificada denominada “Coordenador Municipal do Programa Auxílio Brasil e do Cadastro Único” no âmbito do município de São João Batista. E Projeto de Lei Ordinária nº 56/2022 do Executivo, que instituí o Programa Bolsa Atleta no Município de São João Batista, e dá outras providências. Também houve o substitutivo ao Projeto de Lei n.º 50/2022 do Executivo, que altera os percentuais da margem consignável previstos no parágrafo único, do art. 2º, da Lei Municipal nº 3.835, de 12 de novembro de 2018 e dá outras providências.
EM VOTAÇÃO
Em segunda discussão e votação do Projeto de Lei Ordinária nº 52/2022. Altera as leis que nominam as ruas Ilézia Ouriques, Idalino Carlos Peixer e Jovelina Arão Esperandio. Em 1ª discussão e votação ao Substitutivo do Projeto de Lei Ordinária nº 50/2022 . Altera os percentuais da margem consignável previstos no parágrafo único, do art. 2º, da Lei Municipal nº 3.835, de 12 de novembro de 2018 e dá outras providências. Ambos projetos aprovados por unanimidade.
NOMEAÇÃO
O prefeito de Nova Trento, Tiago Dalsasso (MDB) nomeou em 11 de novembro, como chefe do Serviço em Saúde da Unidade Básica de Saúde Madre Paulina, Flávia Machado, cargo esse em comissão. Ela é irmã da chefe de Gabinete Fabiana Machado e do vereador Emerson Machado.