A Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (Granfpolis) realizou assembleia geral na sexta-feira, 2, no município de Rancho Queimado. Todos os 22 municípios que a entidade congrega estiveram representados por prefeitos (as), vice-prefeitos (as), presidentes de Câmaras Municipais e vereadores (as).
A prefeita de Rancho Queimado, Cleci Veronezi, presidente da Granfpolis, falou da satisfação de presidir a entidade que, segundo ela, é de importância vital para os municípios, em especial, os de pequeno porte, e ao ver em sua gestão uma grande participação de todos os municípios associados.
A presidente fez um relato das ações com destaque para as missões em Brasília realizadas nos meses de maio e junho, quando foram encaminhadas questões de interesse dos municípios junto aos ministérios da Saúde, Educação, Turismo, Cidadania, Incra, INSS, Confederação Nacional de Municípios, União dos Vereadores do Brasil, Secretaria de Articulação Nacional (San) e junto aos parlamentares federais e senadores por Santa Catarina, entre outras. Ainda, ressaltou questões administrativas tomadas com o objetivo de facilitar o atendimento aos municípios pela equipe técnica da Associação e otimização de recursos.
Na abertura da Assembleia a presidente Cleci Veronezi agradeceu a acolhida do empreendimento Costa da Serra, local de realização do evento, por meio de seu proprietário Antônio Silveira.
Os 22 prefeitos da região foram representados na mesa de autoridades pelo prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila; os vice-prefeitos, pelo vice de Florianópolis, Topázio Silveira Neto; os presidentes de Câmaras Municipais, pelo presidente do legislativo municipal de Governador Celso Ramos, Pedro Augusto da Cunha. A Assembleia Legislativa de Santa Catarina foi representada pela coordenadora da Escola do Legislativo, Adeliana Dal Pont. As primeiras-damas presentes pela 1ª dama de Paulo Lopes, Ana Lúcia da Costa Rodrigues. Também entre as autoridades, Marius Bagnati, presidente do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento Econômico da Grande Florianópolis (Comdes), e o diretor executivo da Granfpolis, Ernei José Stähelin.
Consórcio de Saúde
O Cis-Granfpolis já é uma realidade e vem suprir uma necessidade regional, principalmente dos pequenos municípios, enfatizou Cleci Veronezi, que comemorou o fato durante a Assembleia da entidade. O Consórcio Intermunicipal de Saúde possibilita o desenvolvimento de ações em comum, em âmbito regional, para a prestação de serviços públicos, sendo que na área de saúde, consolidam o Sistema Único de Saúde (SUS).
O prefeito de Leoberto Leal, Vitor Alves, preside o Cis-Granfpolis.
Consórcio Multifinalitário
O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Grande Florianópolis também está sendo efetivado pela gestão. As ações nesse sentido foram relatadas pela presidente da Granfpolis. O Consórcio, registrou, tem como objetivo a promoção de licitações compartilhadas e a gestão associada de serviços e de políticas públicas em diversas áreas para impulsionar o desenvolvimento sustentável nos municípios que o integram, em diversas áreas.
Por consenso o prefeito de Águas Mornas, Omero Prim, foi eleito para presidir o Cim-Granfpolis, tendo como vice o prefeito de Governador Celso Ramos, Marcos Henrique da Silva.
Turismo
“O turismo pós-pandemia e as oportunidades da Região da Grande Florianópolis” foi tema de palestra na Assembleia da Granfpolis, a cargo de Milton Zuanazzi, diretor presidente da Hotel Sustentável Administração e Negócios Hoteleiros Ltda. e diretor institucional da Viajar Faz Bem. Zuanazzi que já dirigiu diversas entidades públicas e privadas ligadas ao setor, destacou a importância de gestores terem um olhar diferenciado para o turismo local e regional. “Em muitos casos os municípios e suas localidades possuem características e especificidades que se compõem, portanto, criando um ambiente de roteirização, rotas integradas. A Grande Florianópolis é um grande exemplo”, disse.
Serviço de Inspeção
Hélio Leite, gerente de Articulação e Negócios da CDL de Florianópolis e da coordenação do Comdes, palestrou sobre o serviço de inspeção ( SIM,SIE, SIF e SISBI) e sua aplicação nos municípios.
Segundo Leite, principalmente os pequenos municípios são beneficiados economicamente, viabilizando as produções agrícolas familiares que necessitam seguir a legislação vigente.
O Cim-Granfpolis foi apontado pelo palestrante como peça-chave no apoio aos municípios à implantação destes serviços, de forma coletiva e com menor custo.
Cultura local
A cultura de Rancho Queimado formada pelos imigrantes alemães e pelos tropeiros foi apresentada aos participantes da Assembleia da Granfpolis. A administração municipal apresentou um vídeo sobre as potencialidades turísticas do município e organizou uma exposição de produtos da terra. Já a parte artística ficou por conta do secretário de Cultura e Turismo Gelson Schmidt e pela secretária e tradicionalista Kety Kaiser que apresentaram danças gauchescas.