Juliano César
Ex-vereador de São João Batista, Juliano Peixer (MDB), visitou recentemente o Parque Linear Via Verde, em Jaraguá do Sul, ao qual foi concebido para auxiliar na prevenção de cheias. O projeto, desenvolvido pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, a via foi construída no nível natural do terreno, contemplando também um parque linear que auxilia na redução das inundações e é isso que está acontecendo. O rio, ao sair do seu nível normal, tem essas áreas de escape da água de enchente e, a partir do momento em que as águas recuam, essas áreas podem ser novamente utilizadas pela população, após a devida limpeza. “São boas ideias necessária para debater aqui em São João Batista, que também sofre com cheias”, destaca Peixer.
TRABALHOS DE PREVENÇÕES
Passados os três sustos de possibilidades de enchentes em São João Batista em dez dias, está mais do que na hora do Poder Executivo fazer algo para prevenir possíveis cheias futuras. Constantes limpezas de valas é uma delas. Além, também, de fazer um trabalho de desobstruções de bueiros. Soma-se a isso estruturar melhor a Defesa Civil Municipal, com aquisições de equipamentos. E, também, fazer um estudo para saber qual melhor forma de dar mais vasão ao Rio Tijucas na região central da cidade, quando este se encontra com o Rio do Braço, trecho próximo as duas pontes centrais.
CORREIO EDIÇÃO 900
E chegamos a edição 900. O jornal que surgiu quinzenal e que, em pouco tempo tornou-se semanal, segue firme e forte no objetivo de levar a melhor informação para São João Batista e região. Só temos a agradecer aos leitores, anunciantes e colaboradores que construíram este periódico. O Correio Catarinense segue seu trabalho com todo o carinho de nosso público. A cada um de vocês, o nosso muito obrigado. E que venha a edição mil. Nesta edição, tem reportagem especial nas páginas centrais.
CÔNSUL EM NOVA TRENTO
Na sexta-feira, 6, o prefeito de Nova Trento, Tiago Dalsasso, reuniu-se com a cônsul geral da Itália em Curitiba, Eugenia Tiziana Berti, no gabinete da Prefeitura. Estavam presentes no encontro o diretor do Centro de Memória, Juliano Martins Mazzola, o vereador e presidente do Circolo Trentino di Nova Trento, Jucelino Marino Chini, e estagiários do Consulado da Universidade de Trento e Universidade de Bolonha, na Itália. O objetivo principal da visita foi realizar uma visita oficial de apresentação da nova cônsul, que também visitou pontos turísticos e empresas do município durante a sexta-feira.
SIMONI DA ROSA NA CÂMARA
A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de São João Batista, na noite segunda-feira, 9, foi marcada pela posse da suplente Simoni da Rosa, (PP), 35 anos, moradora do bairro Jardim São Paulo e atua como correspondente bancária home office. Ela se uniu as vereadoras Mara Bueno, (Cid) Alexandra Machado (MDB) e Gelsi Zschornak Florêncio (PP) e pela primeira vez na história da Casa Legislativa Batistense quatro mulheres ocupam simultaneamente as vagas. A vereadora Simoni assume por 30 dias, a vaga de Marcelo Xavier (PP).
MILSON X GALLIANI I
“Você já foi preso e sabe do que eu estou falando”. A forte declaração do vereador de São João Batista, Milson Silva (MDB) contra Mateus Galliani (PP), requer explicações. Procurado pelo Correio Catarinense, Milson não respondeu sobre a tal prisão. Já Galiani emitiu uma Nota de Esclarecimento, ao dizer que “jamais na minha vida sofri qualquer prisão, processo ou mesmo qualquer tipo de investigação. Vou tomar as medidas cabíveis”, respondeu.
MILSON X GALLIANI II
Ou seja, o assunto deverá sair da esfera política e ir para a judicial. Ao menos é o que deixou claro Mateus Galliani. Vale lembrar que em Nova Trento, o ex-vereador Leonir José Maestri (MDB) sofreu processo de Josemar Guilherme Franzoi, após uma discussão de ambos no parlamento e de Maestri proferi ofensas contra a honra da Franzoi. Conclusão: a tal de imunidade parlamentar não vale quando declarações que depreciam a pessoa ou que atinjam a honra são proferidas.
TUDO EM ABERTO EM TIJUCAS
Thiago Peixoto dos Anjos (PL), Rudnei de Amorim (PSD), Sérgio Coisa Querida (PSD), Fernando do Gordo (MDB), Elmis Mannrich (MDB) e Mauricio Poli, que migrará ao União Brasil, são alguns dos nomes especulados para concorrer a prefeito de Tijucas em 2024. Com a saída de Maikon Sgrott (PP), do páreo, o assunto ganhou destaque na política local. A bem da verdade, o atual prefeito, Eloi Mariano Rocha (PSD) passou os oito anos sem, ter construído um nome forte e de consenso para ser o candidato natural de situação.