Juliano César
VAI OU NÃO VAI
A não inclusão do Partido Progressista na composição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de São João Batista, poderá custar à atual presidência, a possibilidade de ter que realizar uma nova eleição. Dentro do 11, o tema é abordado de forma sutil, meio que calculando o que pode ser positivo ou negativo politicamente falando.
CONVERSAÇÕES
O presidente Edésio Pedrinho Tomasi (PSD) se diz tranquilo sobre este assunto. Na sua visão, os progressistas poderiam ter feito parte da mesa, mas optaram por não querer. Ele informou que, durante o mês de dezembro, conversou com Elisandro dos Santos. Mas o pepista queria ser cabeça de chapa e a conversa não evoluiu.
OUTRO LADO
Já o advogado e vereador Nelson Zunino Neto, tem o entendimento de que não houve conversa de forma coletiva com o PP, ou seja, com ele e os demais vereadores: Mateus Galliani e Marcelo Xavier. Resta saber se o assunto vai evoluir. Há quem aposte que o PP não sai de casa com os quatro votos.
SPUTINIK
Durante a sessão de segunda-feira, 8, Edésio Pedrinho Tomasi destacou que, caso seja sinalizada a compra dos imunizantes Sputinik pelo município de São João Batista, o Poder Legislativo se compromete em destinar as economias da casa para a aquisição de mais vacinas, essas que serão destinadas a imunização da população batistense.
VAI DE BUSÃO
Na próxima semana, o responsável pelo setor de compras da Prefeitura de São João Batista, Rildo Vargas, deve ser mais um a se juntar ao ex-prefeito Daniel Netto Cândido, na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social. O, agora, adjunto da pasta, já levou a jornalista Dirleni Dalbosco, o ex-secretário Luiz Henrique Lauritzen, o Dick, e a ex-chefe de Gabinete, Ledir Crispim, a Leda. Se continuar nesse ritmo, em breve terá que alugar um ônibus para deslocar toda a equipe à Capital do Estado.
MULHER CANELINHENSE
A Câmara de Vereadores de Canelinha realizou Sessão Solene de Honraria, com a entrega do Prêmio Mulher Canelinhense, na noite de quinta-feira, 4. A sessão foi uma iniciativa do presidente, Robinson Carvalho Lima, junto aos demais vereadores. O evento contou com a participação restrita de convidados, observando os protocolos de saúde de combate à Covid-19. Foram homenageadas: Iully Santana Venier, Laura Maria Trindade, Maria dos Reis Machado, Maria Salete Pícoli Montibeler, Maria Rosalina Reis e Rosângela Maria Leal Cordeiro. O prefeito Diogo Maciel e o vice, Antônio Carlos Machado Junior, também marcaram presença.
Foto: Fatto Atual/Divulgação
FALTA UMA
Vereadora de Major Gercino, Viviane da Silva Batisti (MDB) cobra do Poder Executivo, informações da não instalação de uma academia ao ar livre na localidade de Nova Galícia. Segunda ela, que lutou por esses recursos, foram sete instaladas em todo o município, porém faltou a oitava.
NÃO EFETIVOS
Vereador Hilberto Arnoldo, o Beto (MDB), entende que as constantes reclamações da comunidade aos vereadores tem uma explicação: a falta de funcionários públicos. Os não efetivos foram exonerados no fim do ano e ainda não houve processo seletivo. Augustinho Orlandi endossou as palavras e disse que vai pedir ao prefeito para que faça o seletivo já em dezembro ou janeiro.
SAMAE
Quando foi prefeito de Nova Trento, pela primeira vez (1993 a 1996), Godofredo Luiz Tonini, o Godoi, fundou o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Samae). Na época, se construiu a Estação de Tratamento de Água (Eta), na localidade da Vasca. Ele voltou a ser prefeito (2001 a 2004), ao passo que nesta gestão, construiu a Eta em Claraíba. Agora, ele tem a responsabilidade de gerir a autarquia responsável pelo abastecimento da cidade.