ADERBAL É NOME MAIS COTADO
Agora, o objetivo dos progressistas é saber quem será o próximo presidente. Fábio da Ravel deve passar o bastão para o próximo eleito. Uma coisa é certa, Zunino Neto já descartou que não quer assumir esta função. O foco está na vereança. Adriano do Ito até tinha interesse, mas se desfilou. Figuras conhecidas do partido querem que Aderbal Manoel dos Santos volte a presidir, para que a paz novamente reine.
ELE NÃO DESCARTA
Em contato com o ex-prefeito, ele informou que tem interesse em apoiar alguém que coloque a sigla nos trilhos, que lavem a roupa suja dentro do partido e que os problemas se resolvam. “O PP é o maior partido, só falta alguém que comande”, diz. Aderbal está disposto a apoiar alguém neste processo. Porém, em último caso, não descarta voltar a presidir. “Se preciso for, sou capaz de assumir”, revela.
ALYSON E ADRIANO FORA
Apesar do racha interno na sigla, causou surpresa as saídas dos empresários Alyson Manoel Atanázio dos Santos e Adriano Airton Ramos, o Adriano do Ito, das fileiras do Partido Progressista de São João Batista. Descontentes com o rumo do partido, eles agora vão buscar uma nova sigla para ser uma terceira via na cidade.
FECHADO COM O ELISANDRO
Alyson é irmão do ex-prefeito Aderbal Manoel dos Santos, e estava filiado ao 11 desde 1995. Nunca foi candidato a nenhum cargo, mas sempre teve ligação com as eleições municipais. Em 2020, apoiou Elisandro dos Santos, ao qual tornou-se o vereador eleito mais bem votado da cidade. Um dos motivos de sua saída está ligado à falta de espaço justamente de Elisandro na sigla.
CANDIDATO A VICE EM 2016
Já Adriano do Ito foi candidato a vice-prefeito em 2016, e em 2012 seu nome era cotado para ser o candidato a prefeito pelo 11, fato esse que não ocorreu. Ele também já foi filiado ao antigo PPS, hoje Cidadania. Ramos reclamou da falta de espaço no partido. A reportagem tentou contato com o atual presidente do 11, Fábio Norberto Stürmer, o Fábio da Ravel, mas, até o momento, não houve retorno.
FECHADO COM O ALYSON
Em São João Batista, o PP é a maior bancada da Câmara Municipal de Vereadores, com quatro nomes: Nelson Zunino Neto, Mateus Galliani, Marcelo Xavier e Elisandro Santos. E logo após as eleições de 2020, o que se viu foi uma união entre Zunino, Galliani e Xavier. Eles tentaram uma aproximação com Elisandro dos Santos, porém sem sucesso. Dos Santos já deixou claro que seu compromisso é com Alyson, seu maior apoiador. “Onde ele estiver, estarei”, destaca.
DOAÇÕES AO CARMELO
Através das redes sociais, o deputado estadual João Amin (PP) enviou para São João Batista fogões, guarda-roupas e colchões aos moradores do Carmelo, atingidos pela chuva. A entrega foi através do vereador Elisandro dos Santos que, durante a semana, já tinha feito um movimento de doações, por uma rede de amigos.
NÃO FOI CONVIDADO
Ao se apresentar como secretário de Agricultura de São João Batista, em encontro com o secretário de Estado da Agricultura, Manoel Serafim Peixer disse à Altair Silva e aos presentes que estavam ali, que soube da reunião pela imprensa. “Não fui convidado”. Segundo o vereador Mateus Galliani (PP), eles entraram em contato com o chefe de Gabinete, Juliano Peixer, onde avisaram da reunião. Já Peixer disse que recebeu o convite por telefone tanto para ele quanto ao prefeito Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca, porém nenhum dos dois poderiam estar presente.
PRESIDENTE EM FLORIANÓPOLIS
Na manhã de terça-feira, 17, o presidente da Câmara de Vereadores de São João Batista. Edésio Pedrinho Tomasi (PSD) e o vereador Altair Zunino, o Ica (PSD), estiveram no gabinete do secretário adjunto do Estado de Desenvolvimento Social e Habitação, Daniel Netto Cândido, na busca de melhorias para o município. Na oportunidade foram recebidos pelo secretário do Estado de Desenvolvimento Social, Claudinei Marques. A deputada estadual Marlene Fengler (PSD) também estava presente no encontro.
HOMENAGEM ÀS MULHERES
Na próxima quarta-feira, 24, a Câmara de Vereadores de São João Batista realizará a sessão solene em homenagem ao Dia da Mulher. O início será às 19h30 e não terá a presença de público devido à pandemia.
LEÃO NO PL
O ex-vereador Leoncio Paulo Cypriani, o Leão, está de saída do PSD e deve rumar ao Partido Liberal (PL). Aos mais próximos, Leão declarou que não digeriu a traição dentro do PSD local, nas eleições 2020. Na futura sigla, ele pretende concorrer a deputado estadual, já nas eleições de 2022. Éder Vargas não deve ficar no MDB batistense. Não será surpresa se rumar junto à toca do Leão.
PRESIDÊNCIA DO MDB
No segundo semestre deste ano está marcada a eleição que escolherá o nome para presidir o MDB batistense no lugar de Eurli Silva, o Irmão. E o comerciante Adilson Severino é um dos nomes especulados dentro do 15. Ele tem o aval da base governista, inclusive do empresário da comunicação, Sílvio Inácio Eccel, o Silvinho da Rádio Clube.
PEIXER NA CADEIRA 1
O prefeito de São João Batista, Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca (MDB), deverá se afastar do cargo maior da cidade no mês de junho, para tratamento de saúde. Como é de praxe, o vice assume, neste caso, o Almir Peixer, o Déi do Gás (PSL).
PRÓXIMO AOS CEM DIAS
É notório o desconforto de alguns membros do primeiro escalão de São João Batista com a aproximação do centésimo dia do ano. Afinal, o prefeito Pedroca disse e depois recuou, que daria cem dias para avaliar a equipe de trabalho. Nos bastidores, os rumores são de três trocas no secretariado. Aguardem!