Juliano César
A semana que antecede as eleições de domingo foi de guerra de declarações em São João Batista. O ex-candidato a prefeito Laudir José Kammer, o Alemão (MDB) – que na verdade foi o grande vencedor do pleito de 2012 – soltou o verbo contra o ex-prefeito, Daniel Netto Cândido, atual candidato a deputado estadual. Alemão participou de uma entrevista na Rádio Super FM, ao qual não poupou críticas ao então seu candidato a vice, que depois assumiu como prefeito.
A TAL ‘DÍVIDA’
Kammer diz que a tal ‘dívida’ de Cândido para ele, que é tão comentada nos bastidores da política local, não se refere a recursos da campanha de 2012, mas sim de um acordo entre ambos, para pós-campanha e que, segundo Alemão, foi assumida por Daniel, porém não cumprida. “Uma coisa é você ter uma dívida e não ter condições de pagar. Outra coisa é você ter um apartamento em Balneário Camboriú e não querer pagar”, disse.
NA PARÓQUIA
A cobrança de um para outro chegou até mesmo ter o padre Élio Grings como testemunha, ao qual tentou apaziguar uma possível briga entre ambos. Áudios da conversa entre os três chegou a circular pelas redes sociais, ao qual o padre pregava a paz entre ambos.
POSSIBILIDADE DE SE CANDIDATAR
Ao ser questionado sobre a possibilidade de concorrer a prefeito num futuro próximo, Alemão diz ser muito difícil, em virtude da vida agitada que tem como empresários. Segundo ele, são várias empresas e empreendimentos que precisa tocar, seja no litoral ou no interior de São João Batista, neste caso, o Colônia Nova Itália Park Hotel.
ACIONARÁ A JUSTIÇA
De acordo com a equipe de campanha de Daniel Netto Cândido, ele não se pronunciou e não se pronunciará sobre o assunto. Mas deverá novamente acionar a Justiça. Anteriormente, Laudir Kammer respondeu a um processo sobre isso, ao qual fez um acordo para a doação de dez cestas básicas para instituições de caridade.
RELATÓRIO DO PLÁCIDO
O Ministério Público de Santa Catarina já está de posse do relatório do ex-secretário Plácido Vargas, sobre possíveis irregularidades em obras de reparos de ruas em São João Batista. Na mesma documentação há a resposta do próprio Poder Executivo sobre o assunto, quando indagado pela bancada progressista local, na Câmara Municipal de Vereadores.
MORRO DA BALA
Também já está no MP/SC, as documentações sobre as obras no terreno que receberia a uma fábrica de munições, apelidado de Morro da Bala. A denúncia no MP é assinada pelo Partido Progressista. A estimativa de prejuízo ao erário é de R$ 3,5 milhões, pela compra do imóvel, terraplanagem e custo para terminar de regularizar o terreno e dar uma utilidade. Vale lembrar que a denúncia sobre as obras da Rua Vicente Marcos da Silva, bairro Tajuba II, também está no MP.
SESSÃO DA CÂMARA
A pauta da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de São João Batista contou com a votação de dois projetos, sendo um em única e outro em segunda votação. Para leitura entrou na Casa um projeto do Executivo e outro do Legislativo. Indicações foram apresentadas duas. Na oportunidade o vice campeão brasileiro de Taekwondo Cleiton Pablo Prado que conquistou medalha de prata na última edição recebeu o Certificado de Honra ao Mérito Legislativo. A honraria foi indicação do vereador Elisandro dos Santos.
ELEIÇÕES
Em termos de eleição presidencial, o momento mesmo é de polarização entre Jair Bolsonaro e Lula. Já em termos de estado, cinco candidatos disputam as duas vagas para o segundo turno: Carlos Moisés da Silva (Rep), Jorginho Melo (PL), Esperidião Amin (PP), Gean Loureiro (PSD) e Décio Lima (PT). As apostas começaram e o que se viu no debate promovido pela NSC nesta semana, foram de ataques um contra o outro. Enquanto isso, as carências e necessidades do estado foram esquecidas.
ORDEM DA VOTAÇÃO
E não esqueça de levar a colinha para a votação de domingo, para aqueles que têm dificuldades de memorizar os números. A ordem da votação é: deputado federal (quatro dígitos), deputado estadual (cinco dígitos), senador (três dígitos), governador (dois dígitos) e presidente (dois dígitos). Vote com consciência e que a democracia prevaleça, independente da sua preferência pessoal.