Juliano César
As principais demandas das áreas de Saúde, Educação, Infraestrutura e Assistência Social de São João Batista foram apresentadas na terça, 8, e quarta-feira, 9, em Brasília. A agenda contemplou encontros com os deputados federais Carlos Chiodini, Rogério Peninha Mendonça, Ricardo Guidi e Rafael Pezenti (eleito), além de uma reunião técnica no Ministério da Saúde. Também foram protocoladas em todos os gabinetes de parlamentares catarinenses solicitações de recursos para custeio e investimentos em áreas prioritárias. O Executivo Municipal foi representado pela secretária municipal de Saúde, Karin Leopoldo, e pela secretária municipal de Administração, Rosane Sartori Rosa. O vereador Anderson Duarte e as representantes da APAE de São João Batista, Maria Valquíria Puel, Kamily Peixer Gatis e Divair Cordeiro, também fizeram parte da comitiva.
QUEDA DE BRAÇO
Após o feriadão, fica a dúvida se os professores da Rede Pública Municipal de Ensino farão greve em São João Batista. A exigência pela aplicação do aumento no valor do piso salarial atravessou o ano e não houve acordo entre as partes. Pelo lado do Poder Executivo, o entendimento é que os esforços foram feitos, mas não aceito pela classe. Já os professores criticam a não aplicação do piso. Não precisa ter bola de cristal para saber que o assunto vai parar na Justiça.
DÚVIDAS
O presidente do MDB, Eurli Silva, o Irmão, não quis adiantar quem será o futuro presidente da Câmara de Vereadores de São João Batista. Teodoro Marcelo Adão e Anderson Duarte lutam dentro da sigla para saber quem será o indicado. Enquanto isso, PP e Centrinho – que juntos teriam a maioria – assistem como se nada fosse com eles.
SEI NÃO
Sinto os mandatários do Partido Liberal de São João Batista um tanto quanto quietos demais. Enquanto isso, com aquele apoio do sobrenome de uma grande rede de lojas, Daniel Netto Cândido tenta, cada vez mais, uma aproximação com o governador Jorginho Mello (PL).
LICO NA PRESIDÊNCIA
Eloir João Reis, o Lico (PSD), será o presidente da Câmara de Vereadores de Canelinha, para o biênio 2022/2024. Ele contará com os quatro votos da situação – dele, de Moacir Elias, o Moa (PSD), Neto Melo (UB) e Vagner Simas (UB), além de Robinson Carvalho Lima (PP). Lico já foi vereador anteriormente, além de prefeito e vice-prefeito da cidade.
RIVALIDADE
A cada nova semana, a cada nova sessão da Câmara, a cada nova entrevista na Rádio local, aumenta ainda mais a rivalidade do prefeito de Major Gercino, Valmor Pedro Kammers, o Valmor do Pita (Rep), contra Jade José David, o Tichico (Pod) e Rodrigo dos Santos (PP). Parece que a paz está longe de acontecer.
NO DETRAN
Jornalista Dirleni Dalbosco, de Nova Trento, agora é assessora de Comunicação no Detran-SC, em Florianópolis. Antes, ela estava na campanha a deputado de Daniel Netto Cândido. Também passou pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Prefeitura e Câmara de São João Batista, além dos jornais Correio Catarinense e O Município.