Os empresários Alyson Manoel Atanázio dos Santos e Adriano Airton Ramos, o Adriano do Ito, se desfiliaram do Partido Progressista de São João Batista. Descontentes com o rumo do partido, eles agora vão buscar uma nova sigla para ser uma terceira via na cidade.
Alyson é irmão do ex-prefeito Aderbal Manoel dos Santos, e estava filiado ao 11 desde 1995. Nunca foi candidato a nenhum cargo, mas sempre teve ligação com as eleições municipais. Em 2020, apoiou Elisandro dos Santos, ao qual tornou-se o vereador eleito mais bem votado da cidade. Um dos motivos de sua saída está ligado a falta de espaço justamente de Elisandro na sigla.
Já Adriano do Ito foi candidato a vice-prefeito em 2016, e em 2012 seu nome era cotado para ser o candidato a prefeito pelo 11, fato esse que não ocorreu. Ele também já foi filiado ao antigo PPS, hoje Cidadania. Ele também reclamou da falta de espaço no partido.
A reportagem tentou contato com o atual presidente do 11, Fábio Norberto Stürmer, o Fábio da Ravel, mas, até o momento, não houve retorno.
Em São João Batista, o PP é a maior bancada da Câmara Municipal de Vereadores, com quatro nomes: Nelson Zunino Neto, Mateus Galliani, Marcelo Xavier e Elisandro Santos.