Quem nunca acordou mal humorado ou ficou estressado por uma simples brincadeira, que atire a primeira pedra. Saber lidar com nossas emoções é sem dúvidas um grande desafio. Muitos de nós vivemos com esse grande desafio interno, chamado gestão das emoções.
Somos seres influenciáveis, pelas pessoas e ambientes que nos cercam, independente de quanto falamos aos outros que somos donos na nossa própria história. O escritor e palestrante americano Jim Rohn afirma em suas pesquisas que nós somos a média das cinco pessoas que mais passamos o tempo.
Diante dessa afirmação te convido a refletir: com quais tipos de pessoas você tem convivido? Com pessoas positivas, que acreditam que podem se desenvolver, tem uma mentalidade de abundância, sabem administrar suas emoções? Ou você tem o hábito de estar com pessoas que tendem a reclamar, não sabem gerir suas emoções, nunca encontram o lado positivo das situações?
Saber gerir as próprias emoções é tão importante quanto gerir o impacto das emoções das pessoas que convivemos sobre nós! Pesquisadores afirmam que a gestão das emoções e a segurança emocional podem melhorar a qualidade de vida dos indivíduos. Para a pesquisadora Kendra Campbell segurança emocional pode ser melhor descrita como “a capacidade de identificar, rotular e expressar o que você sente”, ou seja, você sabe como lidar com as suas emoções de uma forma saudável.
No filme “A Procura da Felicidade (1999)”, o protagonista Chris Garden mostra a influência da inteligência emocional e do círculo de pessoas que convive para o alcance do sucesso profissional. Uma ótima opção para assistir com a família no fim de semana!
Quando escolhemos bem as pessoas com as quais desejamos conviver, desenvolvemos no mínimo cinco oportunidades: seu intelecto é estimulado, você desenvolverá novos hábitos (geralmente mais saudáveis que os antigos), adquirirá qualidades positivas, sua autoconfiança aumentará, tornando-o assim mais determinado.
Avalie quanto os relacionamentos pessoais e profissionais tem impactado diretamente nos seus resultados. Quantas vezes você deixou de realizar aquele tão sonhado projeto, apenas para agradar aqueles que você convive? Lembre-se: Diga-me com quem tu andas, que te direi quem és!
Simone Cristina Dalbosco