Além de perfumar o ambiente por onde caminhava, porque as rosas também caminham, também tem sua linguagem musical nas gotas de chuva que nos embala e energia nos raios de sol, que chama a imensidão dos dias. Esta rosa que eu conhecera, em um corpo de uma elegante senhora, exalava a fé.
E seu perfume era suave essência de caridade, viajando bem distante, ou bem perto, nas mais diversas situações de dores, alegrias, conquistas, momentos históricos. Devota visceral em fervor, convicção divina, desde jovem, nos exemplos milagrosos do Padre Rehus, muito popular entre nós.
Fez desta devoção seu trabalho diário, acolhendo pessoas, conhecendo muitas famílias de nosso Vale tijuquense.
Quem não conhecia a senhora Rosinha, benzedeira do município de Nova Trento? Era conhecida por quase todos, pois era nutrida de amor, de vida, de caridade, e prosperidade a todos.
Quando jovem, casara-se com José Constantino Tridapalli (memorável), de Nova Trento.
Deste casamento, receberam cinco filhos: Maria Do Carmo (Carmén), Rosemery (Mary), Tide, Paulo José e Adilson Antônio (Ito).
Também fora agraciada com cinco netos: João Batista Facchini, Gian Carlos Facchini, Maria Jara Montibeller, Joana Tridapalli, e Bruno Tridapalli.
Esta senhora Rosa, consagrada Rainha dos Idosos por três mandatos seguidos em Nova Trento, na Casa Dei Nonni, sempre presente, com sua paz e seu sorriso. Um de seus hobbies era jogar bingos. Os bingueiros de Canelinha irão sentir sua falta quando o “velho normal” retornar (pós-pandemia).
Gostava muito de dançar, cantar e sabia ouvir as pessoas com muita eloquência.
Nasceu em Vígolo, bairro de Nova Trento, aprendeu nas terras agrícolas a força de produzir o pão de cada dia, fazendo destes desafios uma rara poesia.
Morreu em 10 de julho, por complicações generalizadas, em Brusque.
E fez de sua biografia a entrega de outras procuras, colaborando com a biografia de muitos que buscam na vida, a dignidade de abrir seus corações e encontrar as mais lindas rosas.
Rosa, entre tantas, perfume de céu, nesta terra por onde passara.
Nossos sentimentos aos familiares.