Foi a convite do irmão Vilson Marcelino que Valdete Marcelino Vilanova, 69 anos, começou a trabalhar no setor calçadista. Ingressou no escritório da Show Rio, empresa que também tinha como sócios proprietários os colegas Jandir Franco e Robson Sá.
Mas Valdete não estava feliz trabalhando no escritório, queria ir para produção, pois, era lá que a magia acontece. Comunicou o irmão que lhe deu uma função no setor de corte.
Após a sociedade se desfazer continuou a trabalhar com o irmão na Marcelino. Nesse período já dominava o corte, preparação e costura dos calçados. Após sair da Marcelino foi trabalhar na La Monella.
Ao lado do marido Zilton Vilanova, ambos com ampla experiência no setor calçadista, em sociedade com Helder Mondardo fundaram a Vilamon. Lá atuou por 12 anos, onde Valdete era responsável pelo corte, costura, distribuição e recolhimento dos cabedais nos ateliês.
Com o fim da sociedade, trabalhou na Irmão Soares exercendo a mesma função até a aposentadora. Valdete construiu a vida exercendo sempre a mesma profissão, a de sapateira no qual se orgulha.