Cristiéle Borgonovo
A batistense Izolde Darossi, 50 anos, é sócia proprietária da Izolô Acessórios. A empreendedora conseguiu visualizar dentro do setor calçadista, um seguimento diferente da produção dos calçados em si. Apostou na confecção de pulseiras, colares, bolsas, cintos, carteiras,ou seja, acessórios no geral. Durante esse período de mais de uma década conquistou sucesso e hoje leva o nome de São João Batista para todo Brasil com a comercialização dos seus produtos.
Izolde tinha ateliê de pinturaartesanal em roupas e enxoval para bebê. Entrou no ramo calçadista através de um convite da empresa Cor da Flor para iniciar um trabalho de aplicação e pintura no solado e nos cabedais dos calçados. O diferencial dessas peças que eram exclusivas, fizeram delas um grande sucesso de vendas. Com esse trabalho ela foi ganhando espaço em outras empresas como Calçados Ala, Geovana Pash entre outras.
Em 2007 foi convidada a fazer parte do setor criativo da empresa Lia Line Calçados, ‘’Enxerguei ali uma grande oportunidade de expandir o meu conhecimento e abrir novos horizontes. Aprendi muito trabalhando com pessoas já formadas e com experiência na área’’, conta.
Ela tinha um diferencial, conseguia criar e recriar peças autenticas, pois havia grande experiência em trabalhos manuais, dessa forma conseguia fazer seus laços, flores e bordados exclusivos para a marca.
Uma mulher de mente criativa e inquieta
Izolde começou a olhar as sobras de couro da produção de forma diferente e então teve a ideia de desenvolver algo para aproveitar os retalhos. Sem saber ali iniciava a Izolô Acessórios, começou a fazer mix de peças para usar nas feiras combinando com seus calçados. ‘’Todos elogiavam e desejavam as peças’’, relembra.
Aos poucos foi produzindo essas pulseiras e colares para pessoas próximas, vendendo no varejo e o seu contato com clientes do setor calçadista ajudou muito na expansão das vendas no atacado.
De 2008 a 2010 trabalhava na fábrica e a noite junto com o filho Maicon Rodrigo de Souza, 33 anos, fazia as encomendas. “Chegou um momento que eu não conseguia mais fazer dos acessórios somente um extra, precisava me dedicar mais. Em 2010 optei por me dedicar somente ao meu negócio”, recorda.
Mãe e filho se tornam sócios
Maicon é filho único de Izolde. Ele já auxiliava nas produções dos acessórios. Dessa forma se uniram e hoje ambos são proprietários da marca Izolô. Contam com uma empresa estruturada onde o produto principal são pulseiras e colares feitos em couro nos seguimentos masculino e feminino, além de outros tipos de peças.
Participam de quatro grandes feiras por ano, a Feira Bijoias. Diferente do calçado que primeiro se faz a amostra e depois se produz, nos acessórios ela já leva as mercadorias e os clientes compram na pronta entrega as coleções. “Em 2013 conquistamos lojistas em potencial e alavancamos as vendas”. A izolô conta de forma direta com oito colaboradores e vendas para todo o país se destacando no cenário nacional.