Cristiéle Borgonovo
Luciana de Moraes Clemes, 52 anos, atua há 20 anos no setor calçadista na área de componentes para calçados. Sempre presente ao lado do marido, Jaison Clemes, ao longo dessas duas décadas à frente da Planeta Pé injetados, acompanhou parte da transformação no setor na Capital Catarinense do Calçado. O sucesso, ao lado do companheiro, hoje reflete em uma empresa consolidada.
Atualmente, duas das três filhas do casal são quem estão à frente dos negócios: Sabrina e Marina Clemes. Marina é responsável pelo setor comercial e desenvolvimento das coleções, atuando com pesquisas e criação. Sabrina cuida do financeiro e administração. Também tem a Maria Eduarda que seguiu um caminho diferente, e é médica veterinária.
Luciana recorda de quando iniciaram a Planeta Pé. Na época, o marido percebeu que havia carência na cidade de empresas que trabalhassem com injetora de solas. “Fomos os primeiros a trazer o PVC expandido, era algo diferente e, dessa forma, trabalhamos duro para oferecer sempre o melhor aos nossos clientes”, recorda.
Um momento difícil que enfrentaram foi em 2009, com um incêndio que destruiu toda a fábrica. “Mas mesmo com todo o problema que vivenciamos, pudemos contar com nossos clientes e fornecedores e, literalmente, das cinzas nos reerguemos” relembra.
Sempre disposta e perseverante, Luciana há pouco mais de um ano, se afastou da empresa para tratamento de saúde, porém se orgulha de ter as filhas à frente dos negócios, que é a realidade de sonho construído ao lado do marido. “Sou grata por ter formado três mulheres incríveis e com muita competência para gerir a empresa, e contribuir para o crescimento do polo calçadista de nossa cidade”, conclui.