A Zatz Calçados, marca de São João Batista que está há 15 anos no mercado inovou e lançou a linha Eco (Essencial, Consciente e Ousado).
Produzida de forma ecologicamente correta, com utilização de materiais recicláveis na fabricação, a linha mantém o design dos calçados da marca, sendo que agora os modelos tradicionais podem ser encontrados em versão sustentável com todo conforto e estilo.
“Somos uma marca que busca o melhor da moda mundial, com inspiração para materializar os desejos femininos. Nosso objetivo é inspirar e satisfazer as mulheres modernas e ousadas. Considerando nossa preocupação ecológica junto ao momento atual, onde o “menos é mais”, e o conforto se tornou primordial, lançamos essa linha Eco”, explica o diretor Jonatha dos Santos.
Matéria-prima ecológica
Toda matéria-prima utilizada na produção dos calçados traz um material sustentável. As solas, por exemplo, tem foco na reutilização de resíduos. Produzidas com palha de arroz, as solas se tornam um produto isento de ftalatos, substância proibida no mercado e que agride o meio ambiente, e com plastificante 100% vegetal.
Os cabedais foram desenvolvidos a partir do uso de fios reciclados de garrafas pets. Os cabedais de flyknit usam o fio 100% reciclado. Já os de lona e atacadores dos calçados são compostos por 80% de algodão natural e 20% de poliéster reciclado. “O objetivo do uso desse fio no processo produtivo é a reutilização das garrafas, desviando-as de aterros sanitários e oceanos”, destaca o empresário.
Os papéis utilizados na embalagem dos calçados também são sustentáveis, sendo o cartão duplex. Em sua composição tem 60% de aparas recicladas, utilização de pré-consumo proveniente de processos gráficos, e 40% de celulose, fibra longa reciclada, certificada pela FSC.
Já as palmilhas internas dos calçados são de aparas e resíduos de materiais. “O maior benefício é que as palmilhas da linha Zatz Eco são totalmente reaproveitadas. Assim reduzimos a quantidade de lixo poluente, ajudamos o meio ambiente e continuamos ofertando conforto e estilo aos nossos consumidores”, acrescenta Santos.
Mão-de-obra local
Todos os calçados da linha Eco serão produzidos na empresa com sede em São João Batista. “Sabemos que as ações de hoje geram reações para o futuro”, pontua o empresário.
A nova coleção sustentável da marca foi apresentada em uma campanha publicitária realizada pela agência ZHF Mídia Digital, de São João Batista.
A diretora de marketing, Amábile Annyeli Trombelli, explica que durante o processo criativo surgiu a ideia de elaborar as fotos com os materiais que compõem o produto. “Melhor do que falar sobre, é mostrar de onde vem o material”, diz.
Para conhecer mais sobre os produtos é possível acessar as redes sociais oficiais da marca.