A SC Trade Show 2025, maior rodada de negócios do setor calçadista de Santa Catarina, já tem data marcada. O evento acontece entre os dias 23 e 25 de abril no Expocentro, em Balneário Camboriú (SC). Nos dias 23 e 24, a feira estará aberta das 10h às 20h, e no dia 25, das 10h às 17h. A entrada é gratuita e voltada para lojistas de todo o Brasil que desejam se antecipar e conhecer as tendências da coleção primavera/verão 2026, além de visitantes interessados no setor.
Promovida pelo Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb), a SC Trade Show é um dos eventos mais aguardados do setor. A edição deste ano contará com mais de 100 marcas expositoras, incluindo nomes de destaque nacional e também do polo calçadista de São João Batista, uma das regiões mais produtivas do Brasil. Mais de 400 lojistas e importadores já confirmaram presença, consolidando o evento como um ponto estratégico para negócios e networking.
Segundo o presidente do Sincasjb, Almir Atanazio Manoel dos Santos, a SC Trade Show desempenha um papel fundamental para os fabricantes de calçados, especialmente para as indústrias de São João Batista. “É a partir das rodadas de negócio que as indústrias conseguem prever a produção dos meses seguintes. Consequentemente, são gerados milhares de empregos e acontece uma movimentação positiva na cadeia produtiva do calçado”, destaca.
Neste ano, Santos revela que haverá uma novidade na edição da feira, que será uma palestra com uma profissional do setor, a qual agregará ainda mais valor ao evento e proporcionará insights estratégicos para os participantes.
Mercado em crescimento
O setor calçadista brasileiro segue em expansão, impulsionado pelo crescimento da demanda doméstica. Em 2024, a produção nacional cresceu 3,5% em relação a 2023, totalizando 896,8 milhões de pares fabricados, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).
As exportações também registraram avanço. Nos dois primeiros meses de 2025, foram embarcados 21 milhões de pares, gerando US$ 174,23 milhões, crescimento de 14,7% em volume e 2,7% em receita em relação ao mesmo período do ano passado. A Argentina despontou como um dos principais mercados, com um aumento significativo na importação de calçados brasileiros. Enquanto isso, os Estados Unidos seguem como o maior destino das exportações brasileiras do setor.