Inovação foi a palavra da vez, com a realização da primeira edição da Conecta SC Trade Show. A feira, totalmente digital, iniciou na segunda-feira, 21, e segue até nesta sexta-feira, 25.
Promovido pelo Sindicado das Indústrias de Calçados (Sincasjb), o evento surgiu como nova ferramenta de conexão, tendências e networking entre fabricantes e lojistas.
Nesta primeira experiência, 22 expositores apresentaram as coleções de verão 2021 aos mais de 500 clientes de todo o Brasil e importadores do Peru.
O presidente da entidade, Almir Manoel Atanásio dos Santos, explica que na segunda-feira a feira foi mais de ajustes da plataforma. Mas, nos dias seguintes já foi possível perceber uma grande satisfação de clientes e expositores com o evento. “As empresas estão satisfeitas e se adaptando a esse novo método de negócios. Algumas já vinham trabalhando mais forte no meio digital, então a feira veio para agregar. Outras fizeram a primeira experiência por meio do evento”, diz.
A gerente comercial, Vanessa Marques Reichert, 26 anos, do grupo Raphaella Booz, conta que já utilizavam da plataforma disponibilizada pela SC Trade, e com o evento e apoio do Sincasjb, a ferramenta proporcionou melhorias nos processos e aproximou ainda mais dos clientes e amigos. “Acredito que nesse cenário atual, onde precisamos se reinventar diariamente, o mundo digital está sendo nosso aliado”, diz.
Ela revela que a Conecta SC foi a primeira feira digital que o grupo participou e, apesar de desafiador para todos os fabricantes, o maior objetivo foi fazer os clientes se sentirem acolhidos, mesmo distante. “Podemos dizer que foi um evento positivo e inovador. Nossos clientes estão trazendo um feedback positivo. Todos estão se reinventando, e juntos, aderimos muito bem a esse novo formato de feira”, diz.
Além de fechar bons negócios, Vanessa ressalta que foi possível prospectar novos clientes e despertar o interesse nas marcas do grupo.
Com a Conecta SC Trade Show, o grupo Raphaella Booz ainda conseguiu fechar as vendas de 2020 com produção cheia para os próximos meses. “A feira ajudou muito a chegarmos a esse resultado”, garante.
A empresa Suzani Bissoli, que também já participava das edições presenciais da SC Trade Show, também viveu a experiência da Conecta.
A estilista e gerente comercial da empresa, Mariza Dias, conta que, devido à pandemia do coronavírus, a marca já vinha trabalhando bastante de maneira online com os clientes. “A feira está sendo diferente, mas não difícil. Tivemos resultados muito bons, até pelos clientes já estarem acostumados a trabalhar online conosco”, diz.
Ela afirma que seria possível aumentar a produção diária, hoje de 700 pares, devido ao volume de vendas na Conecta SC. Entretanto, a empresa preferiu manter a demanda atual, devido ao mercado estar com falta de matéria-prima. “Não quero aumentar e depois não honrar com os compromissos de entrega com nossos clientes”, comenta.
Verão vibrante
A pandemia da Covid-19 transformou o mundo como um todo, mas, em especial, o mundo da moda. Para a estilista Mariza, o verão 2021 vem com cores fortes e vibrantes, cheias de energia. “Fizemos uma coleção especial de alto verão para a Conecta e para nossos representantes trabalharem com os clientes agora para fim do ano”, conta.
Ela acrescenta que os tênis, que já vem de outros anos, continuam fortes e se tornam um clássico de coleção, pelo conforto e praticidade.
A gerente comercial, Vanessa, destaca que a coleção da All Mine, apresentada na feira, foi desenvolvida para transmitir todo o estilo e personalidade do novo momento. “As cores viraram destaque, sendo super femininas e charmosas. A cartela de cores segue muito harmônica, apostando em tons neutros, off white, azul, verde, rosados e metalizados”, explica.
Já a coleção da Raphaella Booz, Vanessa conta que reforçou ainda mais as conexões e trouxe o encantamento pelos detalhes. “A principal tendência que acreditamos é o verdadeiro DNA de cada marca. A cartela está muito eclética, principalmente depois deste momento em que estamos vivendo. Vimos muita sinalização dos tons neutros e off white que traz a pureza do “pós-guerra”, e de contra ponto, cores alegres que traduzem um novo momento alegre para se viver”.