A partir de segunda-feira, 21, o setor calçadista de São João Batista e região viverá uma nova experiência, que promete impulsionar o fortalecimento de marcas e também fomentar a economia local.
A 1ª edição da Conecta SC Trade Show que inicia na segunda e segue até sexta-feira, 25, será totalmente digital. Promovida pelo Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb), a feira aproximará os clientes lojistas das principais marcas fornecedoras.
Ao todo, 500 lojistas de todo o Brasil e importadores do Peru, já confirmaram participação e fizeram a inscrição na plataforma do evento. Os 22 expositores, de São João Batista, região, São Paulo e Rio Grande do Sul, também já organizaram os produtos e preparam diversas surpresas e novidades para a edição.
O novo formato de feira foi pensado pela entidade como forma de driblar a pandemia e manter cliente e fornecedor conectados em uma semana de negócios e tendências. A edição apresentará as coleções do verão 2021. “A ideia é que tanto o lojista como o expositor tenham a experiência de uma feira física num ambiente virtual”, explica o presidente do Sincasjb, Almir Manoel Atanásio dos Santos.
Ele ressalta que o diferencial do evento estará no processo de compra, em que o cliente lojista poderá entrar em contato instantâneo com as marcas expositoras. Para o expositor será uma verdadeira rodada de negócios.
“Com a pandemia, a maioria das empresas em nossa cidade já começou a buscar uma plataforma online para vender aos clientes, então buscamos também nos reinventar e agrupar tudo num só lugar, de forma interativa e eficiente”, diz o presidente.
Santos acrescenta que a ferramenta tem a finalidade de atingir também os pequenos empresários, que talvez não tenham a oportunidade de ter uma plataforma própria para venda digital e uma estrutura comercial com representantes.
“Será uma feira experimental, mas estamos bastante animados e acreditamos que o resultado será bem positivo para todos”, afirma.
Para o Sincasjb, o novo formato de evento tem sido um grande desafio, pois sempre foram realizadas feiras presenciais. “Mas, precisamos nos adequar à nova realidade que estamos vivendo”.
Desfile digital
Durante a semana, os clientes lojistas que participarem do evento poderão acompanhar um desfile promovido pela entidade, e que ficará disponível dentro da plataforma.
Na passarela, três modelos batistenses apresentam produtos selecionados pelas marcas expositoras para que o cliente tenha maior noção do calçado no pé.
Este será um grande diferencial de uma feira presencial, por exemplo, em que não ocorre mais desfiles.
Saiba como funcionará
Uma plataforma digital foi criada, onde os clientes lojistas foram cadastrados. Desta forma, a marca expositora terá a garantia de que o cliente certo terá acesso à coleção.
A plataforma poderá ser acessada pelo celular ou computador, de qualquer lugar que o lojista estiver.
Ao entrar no evento digital, o cliente terá contato com todas as marcas expositoras separadas por segmentos, infantil, feminino e masculino. E, poderá visualizar os cinco produtos chaves da coleção expostos na vitrine da marca.
Ao clicar nos produtos da marca, o cliente poderá solicitar um atendimento exclusivo, sendo direcionado para o canal que o expositor decidir, seja pelo WhatsApp, Google Meets, Zoom, ou o próprio sistema de vendas do expositor.
O novo formato possibilitará, além de networking, uma nova maneira da marca se conectar com os clientes de todo o Brasil.