Por Simone Dalbosco
Quem nunca se sentiu paralisado por ter sentido medo ou super motivado por ter acordado super feliz? Nossos sentimentos definem nossas ações. Muitas vezes passamos por situações desafiadores que nos paralisam, gerando assim sentimentos negativos, como o medo e a raiva. Quando esses sentimentos são ativados, acabamos por despertar nossas crenças limitantes, consequentemente nos paralisando. É preciso se permitir e reconhecer seus sentimentos, entender quais as ações geradas a partir de cada situação e sentimentos vividos.
Eu me lembro de um dia, que fui convidada a participar de um concurso, na instituição de ensino onde trabalhava, onde os melhores colocados em suas habilidades profissionais seriam contemplados com uma viagem para a Jamaica. Como poderia eu participar de tal concurso, se nem ao menos tinha um passaporte, um visto e até mesmo viajado até então para fora do país? Naquele momento me senti incapaz, triste e desmotivada, com a certeza de que não seria para mim aquele momento.
Naquela mesma semana participei de uma palestra, onde ouvi a seguinte frase do Walt Disney: “Se você pode sonhar, você pode realizar”. O que de certa forma, me despertou para aquele momento e fez com que eu desejasse estar entre os melhores. Meus olhos brilhavam de emoção e no meu peito havia um desejo ardente de conquistar o tal concurso e ter a oportunidade de realizar o sonho da primeira viagem internacional.
Desde aquele dia percebi quanto os nossos sentimentos influenciam em nossas ações. A felicidade e a determinação podem te impulsionar a ter ações diferentes, fazer com que você saia de sua zona de conforto e se coloque entre os melhores do mundo.
Obstinada pela entrega dos resultados, me dediquei incansavelmente por meses. Apaixonada pelo meu trabalho e com a possibilidade de estar entre os melhores, as oportunidades fizeram com que o resultado não demorasse a chegar. Depois de vários meses de trabalho, recebi a notícia que eu havia sido selecionada e era a profissional com melhor desempenho a nível nacional na categoria que estava escrita.
Me recordo claramente dos sentimentos daquele momento, da alegria, do empoderamento, do sentimento de capacidade e todas as ações oriundas desse resultado. Suas emoções determinam suas ações. Comece reconhecendo os seus sentimentos. Habitue-se em ser grato, manifeste alegria e contentamento com todos aqueles que convivem com você. Eu sei, pode parecer uma proposta um tanto utópica, mas quando você muda, todos ao seu redor mudarão.
Você pode até achar uma tarefa difícil reconhecer e mudar suas emoções, mas saiba que se gasta muito mais energia para sentir raiva, tristeza e ódio, do que sentir alegria e amor.
Pare por um momento e reflita, o quanto você tem deixado seus sentimentos dominarem suas ações para que você seja o protagonista da sua própria história? Canalize essa energia para o que realmente importa na sua vida, seus sonhos, suas metas e você perceberá o quanto empoderar-se de seus sentimentos lhe oportunizará ter resultados extraordinários. Afinal, como diria nosso saudoso Bob Marley “Ninguém além de nós mesmos pode libertar nossas mentes”.