Olá. Sou Diácono Cleomar Raach, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Atuo como ministro responsável pela Comunidade Luterana de São João Batista e outras quatro comunidades, sendo uma em Nova Trento (Claraíba) e três em Brusque (Paquetá, Santa Luzia e Dom Joaquim).
Nossa Igreja (IECLB) tem mais de 500 anos de história e se destaca pela formação de Comunidades. Resido no Centro de São João Batista desde 2016. Fui convidado para lhes trazer uma mensagem mensal e assim, convido para refletirmos sobre o tema Fé e Ciência.
Ciência e fé não concorrem entre si, mas se complementam. Deus criou o mundo e junto, plantou a curiosidade na mulher e no homem. Quem não é curioso? A sabedoria crescente nos ajuda a responder as perguntas que são feitas. Os cientistas, por exemplo, calculam a idade do universo em 13 milhões de anos. Já os textos bíblicos não enfatizam tanto os cálculos matemáticos. “Os números no relato da criação querem indicar que Deus é o Senhor sobre o tempo e o ritmo da vida”.
Se você ouvir alguém perguntando: Como é que o mundo foi formado? Como foi que ele se desenvolveu? Como eram as coisas antes da criação? Aplauda. Todas e todos continuamos buscando respostas para estas questões. A teoria do “Big Bang” não tem poder para matar a nossa fé. O conhecimento, por maior que seja, não tem poder para expulsar a fé que habita dentro do nosso peito. Isso mesmo! A verdadeira fé não fica menor diante do conhecimento.
Crer em Deus é confiar Nele, saber que Ele existe e cuida de nós; é confiar que Deus nos ama, protege, ouve e orienta. Confessar é reconhecer e falar às outras pessoas o Deus em que cremos. No catecismo menor, de Martim Lutero, encontramos a profissão de fé mais conhecida em nossas comunidades, o Credo Apostólico. Ao recitar suas palavras, afirmamos a fé no Deus criador do céu e da terra, que nos deu a vida e o necessário para cuidar dela (p. 10-11).
E quando lemos o Evangelho conhecemos melhor nosso Deus por meio de seu filho Jesus Cristo. O Evangelho de João 1.14 afirma: “A Palavra de Deus se tornou ser humano e morou entre nós. Jesus é a palavra viva de Deus”!
Sim, Deus espera que testemunhemos isso a todas as pessoas! Ele nos ajuda nesta tarefa! Como? Interagindo com Ele; refletindo a respeito das suas vontades; sendo pessoas ativas. Tais atitudes nos proporcionarão boas respostas. Que o Trino Deus nos dê paz, saúde e nos ilumine em nosso caminhar.
Diácono Cleomar Raach – (48) 991449288