Começa nesta segunda-feira, 23, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. De acordo com Ministério da Saúde, nesta primeira etapa os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da saúde. Mais duas etapas serão realizadas para públicos diferentes.
Ao todo, a campanha pode atingir cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos até o dia 22 de maio. Para alcançar esse público foram investidos R$ 1 bilhão na aquisição de 75 milhões de doses da vacina.
O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece em 9 de maio (sábado). Nessa data, os 41 mil postos de saúde ficarão abertos para atender a todos os grupos prioritários. Neste ano, a campanha foi antecipada de abril para março para reforçar a proteção aos públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe.
Novo coronavírus
A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus. No entanto, em virtude da pandemia de coronavírus, poderá auxiliar profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para o covid-19, já que os sintomas são parecidos.
Segundo o ministério, casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados pelo mundo em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público.
Próximas etapas
A etapa seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril, com o objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança.
A última fase, que começa no dia 9 de maio, dará prioridade a crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).
Municípios do Vale iniciam vacinação
São João Batista
Em São João Batista, para evitar aglomerações e deslocamentos desnecessários até as unidades de saúde, a administração municipal adotou uma estratégia para a campanha de vacinação contra a influenza (gripe), que é a aplicação das doses a domicílio para pessoas acima de 55 anos.
“Nossas equipes irão nas residências dos idosos para aplicar as vacinas. Vamos percorrer todas as ruas. Não é preciso sair de casa. Basta ficar atento ao carro de som que anunciará a chegada dos nossos profissionais e, quando isto ocorrer, se dirigir até a frente da casa para receber a imunização”, explica a secretária de Saúde, Karin Leopoldo.
O trabalho será executado de forma programada ao longo dos próximos 30 dias e todos os idosos e pessoas acima de 55 anos do município serão atendidas. É solicitado, apenas, a apresentação do Cartão do SUS e Caderneta de Vacinação (se tiver).
Anteriormente, os demais grupos iriam receber as doses no Centro de Convivência do Idosos, entretanto, a ideia foi descartada, visto que a projeção para as próximas duas semanas serão as mais críticas de contágio pelo Covid-19 em São João Batista.
“Pedimos encarecidamente que as pessoas não se dirijam até as unidades de saúde para se vacinar. O Centro do Idoso também ficará fechado neste período. Fiquem em casa. Passados estes 15 dias, vamos reorganizar a vacinação para os demais grupos de risco. Não é preciso ter pressa, já que a campanha segue até maio”, explica a secretária.
Canelinha
Em Canelinha, a aplicação da vacina para idosos também será realizada nas residências a partir de segunda-feira, 23. “A vacinação dos idosos acontecerá de forma gradual para evitar tirá-los de suas residências. Solicitamos a compreensão da população e estaremos disponíveis nos telefones (48) 3264-1187, (48) 3264-0161 e (48) 3264-1278 para dúvidas e informações para os idosos e seus familiares”, diz a secretária de Saúde, Vera Lucia de Jesus.
Nova Trento
Segundo a Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Comunitário de Nova Trento, a aplicação da vacina para idosos (60 anos e mais) será realizada nas residências a partir desta segunda-feira, 23. A operação acontecerá de forma gradual.
Os demais grupos prioritários seguirão o cronograma de vacinação do Ministério da Saúde.
Tijucas
Com a antecipação da campanha de vacinação, a partir desta segunda-feira, 23, 3.750 pessoas devem ser vacinadas em Tijucas, apenas na primeira fase da campanha.
Para a realização da campanha a Secretaria de Saúde desenvolveu uma estratégia para evitar a aglomeração e vacinar o maior número de pessoas entre o público-alvo. Para alcançar esta meta, foram estabelecidos pontos estratégicos para administração das doses, sendo no Centro de Educação Infantil Manoel dos Anjos, ao lado do Pronto Atendimento 24 horas; Escola de Ensino Fundamental Dep. Walter Vicente Gomes, no bairro Praça; Escola de Ensino Fundamental João Caetano, no bairro Areias.
Já as pessoas residentes das localidades do interior de Tijucas devem entrar em contato com as agentes comunitárias de saúde ou enfermeiras da Unidade de Saúde da Família para agendar atendimento domiciliar.
O horário de vacinação será das 8h às 17h, sem fechar para o almoço.