Há quase um mês à frente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Calçados (Sintrical), o novo presidente Rafael Costa Perregil, 36 anos, já implementou algumas ações em prol dos associados.
A posse da nova diretoria ocorreu em 26 de março e em 29 de março ele já assumiu o cargo.
Entre as primeiras medidas adotadas na entidade, Perregil conta que o serviço odontológico já foi ampliado e também agora é oferecido aos associados o serviço de optometria (oculista), massoterapeuta e dois acessos de internet gratuitas.
“Mais algumas parceiras estão ocorrendo com o Studio Fit Graziani Souza para aula de Pilates e a Rede Masculina de Combate ao Câncer que vamos também alinhar o atendimento ao nosso associado”, destaca.
O presidente lembra que os serviços ofertados pelo Sintrical também são ampliados aos dependentes dos sócios, como cônjuge e filhos.
Dificuldades da gestão
Além de ir em busca de benefícios aos associados, Perregil ressalta que tem encontrado algumas dificuldades logo nesse início de gestão.
“A realidade que encontrei no sindicato está longe do que eu imaginava. Algumas questões básicas que foram deixadas de lado pela antiga gestão”, revela.
Hoje, segundo o presidente, a maior urgência a ser resolvida na entidade é com a negociação e pagamento de dívidas deixadas pelas gestões anteriores.
Junto a essa questão administrativa e o enfrentamento da Covid-19, ele ressalta que outro grande desafio é buscar o reajuste salarial, o qual não foi dado no ano passado.
“Agora é colocar as coisas nos trilhos e fazer uma gestão eficiente, que agregue um bom atendimento e bons serviços oferecidos à categoria”, pontua.
Oscilação de associados
Com a reforma trabalhista, o número de associados do Sintrical teve uma queda vertiginosa. Por isso, uma das ações que a nova gestão pretende realizar é trazer novamente os trabalhadores da indústria para a entidade.
“Sabemos da força do nosso sindicato e temos a certeza que com um bom trabalho e com benefícios revertidos aos trabalhadores, vamos trazer mais associados”, afirma Perregil.
Em relação à oferta de vagas de emprego no município, o presidente diz que tem conversado com alguns empresários do setor, e ainda estão em baixa. “Sabemos das dificuldades, mas temos vivido um momento muito volátil, temos a confiança que com abertura do nosso principal mercado teremos uma retomada de crescimento no setor”, garante.