A moradora de São João Batista, Gabriele de Oliveira da Silva, 21 anos, decidiu homenagear a mãe por meio do trabalho de conclusão de curso (TCC).
Ela cursa a 6ª fase de jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e forma-se em 2023. Mas, já planeja escrever um livro reportagem para contar a história da mãe, que é também a história de muitas mulheres que foram acolhidas na Casa de Nazaré, em Maringá, no Paraná.
Natural de Maringá, a universitária mora na Capital Catarinense do Calçado desde os setes anos. “Iniciei a faculdade em 2018, pois sempre soube que queria levar a informação para as pessoas”, conta.
A ideia do TCC surgiu durante o curso, quando Gabriele aprendeu os diferentes formatos de reportagem, especificamente o jornalismo literário. “Sempre quis homenagear a minha mãe e sua luta, e vi que poderia fazer isto através do jornalismo”, revela.
Voz e vez às mulheres
A estudante de jornalismo explica que, contar a história da mãe, é também contar a de muitas outras mulheres que foram acolhidas pela instituição paranaense, as quais são colocadas à margem dos direitos e marginalizadas.
“Quero relembrar como as pessoas insistem em ignorar, invisibilizar e discriminar mulheres pobres, em situação de prostituição ou que moram na rua”, diz.
Gabriele ressalta que o livro será um lembrete de que situações como estas acontecem diariamente e são ignoradas. Às vezes, até normalizadas.
Ajuda à Gabi
Gabriele ainda está em fase de construção do TCC, que deve iniciar, efetivamente, no próximo ano.
Porém, ela já antecipou um pedido de ajuda às pessoas. Para a elaboração do TCC, a universitária precisará de duas coisas muito importantes: viajar até o Paraná para apurar as histórias que contará no livro, e um computador, no qual poderá usar na viagem, ao longo do trabalho de edição textual e também na diagramação da parte gráfica.
Por isso, em fevereiro, Gabi começou uma vaquinha online para a compra de um notebook. O objetivo é arrecadar R$ 5 mil, valor mínimo para a compra de um notebook com as configurações que precisa, como uma placa de vídeo dedicada, um bom processador e a portabilidade para usar durante a viagem.
“As pessoas têm contribuído bastante, o que me surpreendeu muito. Lancei a vaquinha com um ano de antecedência, pois não esperava tanta visibilidade e tantas contribuições”, comenta.
Ela estipulou como meta até novembro para arrecadar o valor, pois é quando, geralmente, os preços diminuem com promoções. Mas caso não consiga, continuará a vaquinha. Até o momento, a moradora de São João Batista já conseguiu arrecadar R$ 3,5 mil.
Contribua com o livro reportagem
LINK VAQUINHA: https://abacashi.com/p/livroreportagemgab
Inter:
Agência 0001
Conta 24621689-2
Nubank:
Agência 0001
Conta 4786556-5
Banco do Brasil
Agência 1453-2
Conta 72143-3
Quem preferir PIX, a chave é 47 988149557, para Gabriele de Oliveira da Silva.