Juliano César
E com o afastamento por 120 dias de Carlos Moisés do comando do Governo do Estado devido ao processo de impeachment, Daniela Reinehr afirmou que priorizará as ações de saúde durante seu período no comando do Estado e conclamou a sociedade catarinense a um compromisso pela vida. As declarações foram dadas durante uma entrevista coletiva na tarde desta terça-feira, 30, no Centro Administrativo. Segundo a chefe do Executivo, o momento exige a união de todos os setores para superar as dificuldades proporcionadas pela pandemia de Covid-19.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Daniela Reinehr também contou que buscará fomentar o desenvolvimento econômico do Estado, mesmo diante dos desafios impostos pelo atual momento. O diálogo institucional com os poderes também será ampliado. Segundo ela, todas as iniciativas que busquem o desenvolvimento de Santa Catarina terão voz e contarão com o apoio do Governo do Estado.
IMUNIZAÇÃO CONTRA A COVID
Em relação ao enfrentamento da pandemia, Daniela Reinehr destacou que a imunização dos catarinenses será prioridade absoluta. Ela lembrou que o Estado deve receber quantidades cada vez maiores dos imunizantes daqui para frente, o que impulsionará o processo de vacinação. A governadora também afirmou que trabalhará pela ampliação e melhora do atendimento dos pacientes, com mudanças e ampliações na rede hospitalar.
PRIMEIROS NOMES
Durante a semana, ela anunciou os nomes de novos integrantes do primeiro escalão do Governo do Estado. A Casa Civil será ocupada por Gerson Luiz Schwerdt. A Procuradoria-Geral, pelo procurador de carreira Luiz Dagoberto Brião. A Secretaria de Estado da Saúde ficará sob o comando da deputada Carmen Zanotto, e a Secretaria de Estado da Infraestrutura, por Leodegar Tiscoski. O tenente-coronel da Polícia Militar Alessandro Marques será o novo chefe da Casa Militar. Já a Secretaria Executiva da Comunicação fica a cargo de Miguel Bertolini.
ELES FICAM
A governadora confirmou ainda a permanência do secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, do secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro, e do secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva, à frente das pastas.
NÃO SABE SE FICA
E com a mudança no Governo do Estado, o ex-prefeito de São João Batista, Daniel Netto Cândido (PSL) ainda não sabe se vai ou não permanecer como secretário-adjunto de Assistência Social. Isso porque esta semana, a governadora Daniela Reihner tem ocupado o tempo para debater as trocas nas principais secretarias.
SISAM
Plácido Vargas ocupa neste momento, o cargo de diretor do Sisam, no lugar de Andréia Costa, que está afastada por uma semana, para tratamento de saúde. Ela volta ao cargo nesta próxima semana. “Foi um ano bem difícil em 2020. Mas volto com força total”, diz.
RAPIDEZ
Menos de R$ 100 mil, exatamente R$ 95 mil, e obra em tempo recorde, uma semana. Este foi o resumo da recuperação do trecho da rodovia SC-108, na localidade de Domingas Correia, em São João Batista. A execução foi da Secretaria de Infraestrutura de São João Batista. Ponto positivo ao prefeito Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca. Afinal, se fosse esperar pelo estado, a novela iria ganhar muitos capítulos.
FRASES
Vereador de Major Gercino, Rodrigo dos Santos (PP) não gostou da analogia utilizada pela colega Áurea Otto Liceski, quando ela disse que “Um burro carregado de livros não é doutor”. Segundo ele, o livro é tudo na vida das pessoas. “O burro muitas vezes anda com olheiras, e com a visão limitada, é conduzido por quem está no poder”. Por fim, parafraseou Monteiro Lobato: “O mundo se constrói com homens e livros”.
APROXIMAÇÃO
Na próxima terça-feira, o prefeito de Canelinha Diogo Francisco Alves Maciel (PSL) se reunirá com os vereadores para uma aproximação entre os poderes. Nos bastidores da Câmara Municipal, há uma reclamação de que há, neste momento, uma distância entre Executivo e Legislativo.
NA TRIBUNA
O presidente do Poder Legislativo de Canelinha, Robinson Carvalho Lima (PP) usou uma declaração de funcionários da Secretaria de Saúde para, segundo ele, desmentir a informação da secretária de Saúde, Sueli Grimm, sobre a falta de médicos em alguns períodos da semana, para combater a Covid. “Se alguém faltou com a verdade não fui eu”, diz.
REQUERIMENTO
Anteriormente, Robinson havia requerido junto a Secretaria de Saúde, informações sobre o combate a Covid-19, principalmente os gastos com a pandemia. Entre os pedidos, ações de prevenção, orientação e conscientização, além de ações para o fortalecimento da equipe de trabalho e qual o plano de trabalho. O requerimento não foi bem digerido pela secretária e, desde então, houve declarações públicas contra o vereador.