A recente entrevista do prefeito de Major Gercino, Valmor Pedro Kammers, o Valmor do Pita (PSL), na Rádio Verde Vale, não foi bem digerida pelos vereadores, especialmente os que compõem o bloco de oposição.
Durante a sessão ordinária de segunda-feira, 15, eles destacaram esse assunto, além da situação da Covid-19 e das estradas.
Um dos nomes citados na entrevista do chefe do Executivo foi do vereador Jade José David, o Tichico (Podemos).
“Se eu vou no bar beber cerveja ou cachaça, isso é problema meu. Ele (prefeito) se quiser falar de mim como vereador, tudo bem. Agora eu como pessoa, não. Até porque, ladrão e vagabundo eu não sou”, esbravejou.
Rodrigo dos Santos (PP) também criticou a postura de Kammers, principalmente com o assunto “manutenção da SC-408”, rodovia que liga Major a Leoberto Leal.
“O prefeito não pode dizer que não vai mais arrumar a estrada. Nós (vereadores) temos que fazer alguma coisa. Ele (prefeito) não pode atrapalhar o crescimento do município”, disse.
Por ser morador do Diamente, Hilberto Arnoldo, o Beto (MDB), disse conhecer muito bem a situação desta via. “Ruim a estrada está. Mas melhor do que estava antigamente”. Beto também informou que o atendimento da Secretaria de Agricultura aos colonos é de “dar inveja aos municípios vizinhos”.
Viviane da Silva Batisti (MDB) lamentou as críticas do prefeito às direções das escolas estaduais.
“Quantos anos a Escola Professor Tercílio Bastos emprestou a estrutura para a Escola Municipal Pinheiral, sem nada cobrar? A ingratidão é o pior dos sentimentos”, falou.
Tanto Áurea Otto Liceski, quanto Esmael Deluvino e Antônio César Formento, o Cezinha, entendem que há coisas que não se devem falar, seja prefeito ou vereador, ainda mais em meio a uma pandemia.Augustinho Orlandi (PSL) lamentou a situação. “Talvez o prefeito colocou palavras erradas”.
O presidente também trouxe informações sobre o momento crítico da pandemia do novo coronavírus, situação que foi compartilhada pelo colega de bancada, Edson Rubik (PSL). Antes de começar a sessão, os vereadores se reuniram com os representantes do Poder Executivo para tratar sobre o assunto.
Projeto de Lei
Foi aprovado por unanimidade, o projeto de lei que cria o Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.
Pedidos de Informações
Rodrigo dos Santos solicitou informações sobre a arrecadação da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (Cosip).
Indicativos
Áurea Otto Liceski indicou ao Executivo, a construção de banheiro público no Cemitério do distrito de Pinheiral. Rodrigo dos Santos indicou o conserto e melhorias na passagem sobre o bueiro na localidade do Ceará, no Rio do Alho.