Nesta sexta-feira, 19, às 11h, os profissionais de saúde da região farão um minuto de silêncio.
O ato simbólico ocorrerá em solidariedade aos familiares das vítimas da Covid-19 e como forma de pedir ajuda da população.
No Vale do Rio Tijucas, os municípios de São João Batista, Canelinha e Major Gercino já confirmaram a adesão no ato.
Em São João Batista, os profissionais realizarão o minuto de silêncio em todas as unidades de saúde, inclusive no Hospital Monsenhor José Locks.
Em Canelinha, o ato ocorrerá na Unidade Básica de Saúde do Centro e no hospital.
“Este é o pior momento da pandemia. O Sistema de Saúde está em colapso e não há garantia de leitos de UTI para casos graves desta ou de qualquer outra doença. Já faz um ano que estamos combatendo o coronavírus. Nossas equipes estão exauridas tanto física como mentalmente. Por isso, mais uma vez, clamam à sociedade para que todos cooperem e sigam as regras básicas, como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social”, destaca a secretária municipal de Saúde, Karin Leopoldo.
A campanha foi promovida pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems/SC).
Por meio de nota emitida na quinta-feira, 18, o Cosems/SC confirmou que a iniciativa será replicada nos 295 municípios do estado.
A entidade pede a união das autoridades de todos os poderes e instituições para que caminhem numa só direção, com a adoção de medidas efetivas para o enfrentamento da Covid-19.
“Sem o apoio e a colaboração de cada cidadão e cidadã catarinense, será ainda mais difícil e catastrófica a travessia dessa pandemia – a maior tragédia sanitária dos últimos cem anos – com a perda irreparável de muitas vidas em nosso estado”, afirma o presidente do Cosems/SC, Manuel Del Olmo.