Juliano César
TRINCA DE FERRO
Os vereadores oposicionistas de São João Batista estão basicamente divididos em dois grupos. O primeiro deles é o trinca de ferro, com os pepistas Nelson Zunino Neto, Mateus Galliani e Marcelo Xavier. Neto é o líder nato do trio.
GEBA
O segundo grupo conta com uma dupla atuante na Câmara, e uma dupla de apoio fora do circuito. É o que pode se nomear de Geba (Gustavo, Elisandro, Betinho e Alyson). Gustavo Grimm (Cidadania) e Elisandro dos Santos (PP) são os vereadores. Já Alyson dos Santos (PP) e Betinho Souza (futuro PSC) respaldam ambos.
TRINCA COM ALTAIR
Com três dos quatro vereadores do PP, a trinca conta com o apoio do secretário de Estado da Agricultura, Altair Silva, até então deputado estadual. Como Elisandro diverge algumas posições do grupo, decidiu tomar posições diferentes dos três em algumas situações.
ELISANDRO COM AMIN
A tacada é a busca de um apoio na Assembleia Legislativa, e isso deve ocorrer em breve, com a vinda de João Amin a São João Batista. É a certeza de que terá respaldo para a busca de recursos, de uma liderança diferente da trinca.
VELHA GUARDA DE OLHO
Por via Alyson dos Santos, Elisandro encontra respaldo na velha guarda do PP batistense, que já cobram uma posição do Diretório Municipal. Fábio Norberto Stürmer, o Fábio da Ravel, é o atual presidente. O que é preciso neste momento é, justamente, haver um consenso na busca do diálogo. Não se descarta a volta de Aderbal Manoel dos Santos à presidência para apaziguar a situação, ou outro membro mais cascudo.
CAVALO PURO-SANGUE
O PP é o 11 e, como tal, é conhecido por ser o cavalo no jogo do bicho. E um tradicional pepista me confessa que, dos quatro vereadores do partido na Câmara, somente um é puro-sangue: o Elisandro. “O Neto já esteve no Cidadania e na Rede. O Galliani no PSL e o Marcelo no Cidadania. Já o Elisandro, somente se filiou ao 11, é cavalo puro-sangue”, diz.
TROCA DE LADOS
Elisandro dos Santos (PP) e Anderson Duarte (MDB) recentemente trocaram de lado nas mesas da Câmara. Dos Santos que, até então sentava junto à trinca, agora senta junto à situação. Já Duarte, que sentava junto à situação, agora tem lugar junto à oposição. Se levarmos em consideração os discursos de ambos na sessão de segunda-feira, 1º, parece que Anderson é da oposição e Elisandro de situação.
METRALHADORA GIRATÓRIA I
Ainda no quesito de ser puro de uma sigla, Anderson Duarte também exige o sangue 15 dos componentes do Poder Executivo. Ele teceu duras palavras ao chefe de gabinete, Juliano Peixer, até por conta das críticas sofridas pelo caso do abono aos motoristas. “Tem vereador aí que prometeu aumento do salário dos motoristas em campanha”, disse Peixer, sem citar nomes. Já Duarte foi mais direto: “Ele nunca foi MDB, era do PP e de mais um monte de partidos”, esbravejou.
METRALHADORA GIRATÓRIA II
As críticas de Anderson Duarte também caíram para cima do presidente Edésio Pedrinho Tomasi, que não colocou em votaçãoa Moção de Desagravo contra membros do Executivo. Duarte espera mais independência de Tomasi como presidente. Em resposta, Edésio disse que Duarte pratica nepotismo.
CARTA NA MANGA
Os vereadores já se pronunciaram sobre o abono, assim como o Poder Executivo. Porém, até aqui, os próprios motoristas ainda não se pronunciaram sobre o assunto. Uma carta chegou até este jornalista, mas em respeito à classe, ainda não demos publicidade à ela. A tal carta é até mesmo assinada pelo próprio diretor de transportes da Secretaria Municipal de Educação, em apoio à classe.
PENTE FINO I
A Prefeitura de São João Batista promoverá, ao longo dos próximos meses, a atualização dos dados funcionais dos servidores públicos ativos ocupantes de cargos efetivos na administração direta, autarquia e fundações. O recadastramento é obrigatório e deverá ser efetuado junto ao Setor de Recursos Humanos, conforme calendário previsto para cada órgão.A medida, determinada por meio de decreto, tem como objetivo a melhoria da qualidade das informações para dar maior controle e celeridade à Secretaria Municipal de Administração.
PENTE FINO II
A atualização cadastral deverá ser realizada de forma presencial, exceto para servidores com restrições de locomoção por motivo de saúde, sendo adotado procedimentos especiais nestes casos.Os servidores que não realizarem a atualização cadastral nas datas estabelecidas terão seus vencimentos suspensos da folha de pagamento, podendo, ainda, serem responsabilizados disciplinarmente conforme previsto no Estatuto do Servidor. O recadastramento não se aplica a servidores públicos municipais aposentados e pensionistas.
HARMONIA E DIÁLOGO
Após recente viagem a Brasília, os quatro vereadores de oposição de Nova Trento se reuniram com o prefeito Tiago Dalsasso (MDB). Jucelino Marino Chini (PP), Sílvio César Correia, Joel Garbari (PSDB) e Gabriel Pereira Battisti (PSDB) informaram ao chefe do Executivo os motivos e resultados da viagem. Até aqui, a harmonia e o bom diálogo imperam em Nova Trento. Diferente dos tempos em que até mesmo óleo de peroba era levado para as sessões.
SEM SECRETÁRIA DE SAÚDE
Por mais que o prefeito Tiago Dalsasso tenha feito um tremendo esforço para contratar Marcia Sueli Del Castanhel como secretária de Saúde, até mesmo com aprovação específica de um projeto no Poder Legislativo, por questões burocráticas, ela não pode ficar. E, agora, em meio ao pior momento da pandemia, Nova Trento se encontra sem secretária de Saúde, ao menos, até o fechamento desta edição.
COMPRA DA SPUTINIK V
A Prefeitura de Nova Trento assinou uma carta de intenções para a compra de 16 mil doses da vacina russa Sputinik V para combater o vírus da Covid-19. A carta assinada pelo prefeito Tiago Dalsasso foi enviada à Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), que viabilizará essas compras dos municípios. O objetivo é imunizar o maior número de pessoas na cidade.